Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2019

HOMEM EM SITUAÇÃO DE RUA GANHA FESTA SURPRESA DE ANIVERSÁRIO: 'PRIMEIRA DA VIDA'

Vizinhos de local onde o Vanderlei Paes, de 57 anos, fica prepararam a celebração. Festa foi em praça da Vila Haro, em Sorocaba
As mesas que costumam receber jogos de truco deram lugar para bexigas azuis e um bolo personalizado com o nome de "Vanderlei". Aos 57 anos, o homem em situação de rua ganhou, como ele mesmo conta, todo entusiasmado, a primeira festa de aniversário. A celebração surpresa aconteceu na Praça Antônia Peres Haro, na Vila Haro, zona leste de Sorocaba (SP).
Em uma conversa informal com Josué de Andrade, dono de de uma farmácia , o morador de rua Vanderlei Paes comentou que na sexta-feira (8) comemoraria mais um ano de vida. No entanto, o homem disse não ter família na cidade, ser viúvo e os pais mortos.
A situação comoveu o empresário que agilizou com outros comerciantes e vizinhos os salgados, refrigerante e uma singela decoração azul no meio da praça, com a intenção de registrar a data.
"Ele [Vanderlei] sempre foi muito bom e disse que perdeu todo mundo e não tem filho. Disse também que tem documentação e me mostrou o RG. Logo senti no meu coração de fazer a surpresa. É bom vê-lo feliz", disse o farmacêutico.
'Feliz'
A cena de moradores reunidos cantando parabéns no meio da praça chamou a atenção de motoristas curiosos que passavam pela via, assim como aconteceu com a equipe do G1. Emocionado, Vanderlei assoprou as velas e contou que sobrevive com a venda de latinhas e ajuda de conhecidos do bairro.
Segundo Vanderlei, ele trabalhou em uma cerâmica e sofreu um acidente aos 17 anos. Por conta de ferimentos na coluna, atualmente vive com dores nas costas.
Questionado sobre os parentes, o aniversariante afirmou que tem parte da família em Tatuí, mas não tem contato.
'Operação Dignidade'
Em Sorocaba, a prefeitura realiza a "Operação Dignidade". Durante as ações, pessoas em situação de rua são abordadas e recebem encaminhamento social.
Segundo o último mapeamento feito pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social, apenas 12% das pessoas que estão na condição de rua em Sorocaba não são originários da cidade, o que significa que 88% vêm de outras cidades ou estados.

Por Carlos Dias, G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário