Páginas

sábado, 1 de junho de 2019

EM NOTA OFICIAL, SAAE EXPLICA NÍVEIS DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mimoso do Sul garantiu que os níveis de agrotóxicos estão abaixo do limite permitido. E esse é um problema global, não só apenas do município

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Mimoso do Sul, explicou nesta quinta-feira (30), através de uma nota oficial os níveis de agrotóxicos na água que abastece o município.
Na última terça-feira, uma pesquisa apontou que os índices de agrotóxicos na água estavam acima do que é considerado seguro pela União Europeia, e ainda teria sua fonte o SISAGU. O órgão disse desconhecer os dados da última análise. 
Em um trecho da nota o Saae esclarece, Embora o SISAGUA não possua ainda condições de realizar tais análises (agrotóxicos), o CISABES (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo), já as realiza há algum tempo, em atendimento à portaria de consolidação Nº 005/2017 do Ministério da Saúde, anexo XX. Estas análises possuem todas as informações necessárias, concretas, com dados, valores, responsáveis, etc. Como podem ser observado, os parâmetros "agrotóxicos" estão abaixo do limite permitido pela portaria para água potável, o que enseja num consumo seguro pela população. Semana que vem será lançado no Site do SAAE (www.saaemimoso.com.br), a mais nova análise realizada. 
O SISAGUA também negou oficialmente que tenha realizado qualquer análise de agrotóxicos no Município de Mimoso do Sul. 
O SAAE endossa que é imprescindível um comprometimento dos órgãos ambientais e fiscalizadores no que tange ao uso descomedido de agrotóxicos pelos produtores rurais, sobretudo aqueles que possuem suas propriedades próximas aos mananciais que abastecem a sede e os distritos de Mimoso do Sul, ou que de alguma forma, atendam/funcionem como fonte de captação de água para consumo humano. Infelizmente esse é um problema global, não só de Mimoso. 
Confira na íntegra a nota oficial do SAAE de Mimoso do Sul com os dados da última análise.Clique aqui

Fonte: M1

Nenhum comentário:

Postar um comentário