A Coordenação da Saúde Mental (órgão da Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF-RJ) realizaram neste domingo (18/09) uma ação esportiva do Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate ao suicídio. O objetivo foi mostrar para a população que a atividade física faz bem para a saúde mental.
O projeto começou quando o presidente da comissão CREF1 Ulisses Frattari procurou a coordenadora da Saúde Mental da prefeitura, Paula Cyrillo, e propôs a realização de várias atividades físicas para chamar a atenção aos cuidados com a saúde mental. Os atletas se inscreveram e cumpriram trajetos em três modalidades: 30 quilômetros de ciclismo, 5 de corrida e 3 quilômetros de caminhada.
A Prefeitura de Bom Jesus ofereceu a infraestrutura, fechando alguns trechos de rua, sinalizando as mudança de trânsito e proporcionando uma mesa de frutas aos atletas. A psicóloga Nayara (comportamentos que levam ao suicídio e mudança da atitude para o enfrentamento dos problemas do dia-dia) e o professor de Educação Física Claudino Bartolazi (a atividade física ao longo da história) fizeram palestras.
“Estas e outras ações são para ressaltar a valorização da vida, mostrar que nossos usuários não estão sozinhos. Estamos todos juntos, uns pelos outros”, afirmou Paula Cyrillo.
O professor Ulisses Frattari também falou sobre a importância desses eventos. “Acho que cumprimos o objetivo de demonstrar os efeitos positivos da prática regular do exercício físico, sempre com orientação profissional, para saúde mental”, finalizou.
O evento teve apoio de as academias de ginástica, musculação e lutas de Bom Jesus, além de Secretaria Municipal de Educação¸ Esporte e Lazer, profissionais de Educação Física, grupos de corrida de rua e de empresários da cidade.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário