Pela primeira vez desde que foi confirmado o primeiro caso de Covid 19 em Bom Jesus do Itabapoana, em 2020, o município não tem nenhum caso ativo da doença. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que desde o início da pandemia seguiu todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias estaduais e federais.
Um dos motivos para Bom Jesus atingir o número zero de casos foi a vacinação em massa. O município ficou em primeiro lugar no ranking estadual. Desde o início da campanha foram aplicadas 87.972 doses no público a partir de 5 anos. Até o início de setembro as vacinas aplicadas foram distribuídas da seguinte forma: 1ª dose - 32.953; 2ª dose - 30.732; 1ª dose de reforço - 17.820 e 2ª dose de reforço - 6.467.
Mas a vacinação, apesar de ser o meio direto de combate à Covid, não foi a única forma de combate. A Secretaria Municipal de Saúde implementou, desde o início medidas preventivas, com a instalação de totens de álcool gel em todas as repartições, a informação sobre o uso de máscaras apropriadas e palestras em escolas e em qualquer lugar que fosse solicitada.
“Trabalhamos dia e noite para combater esta terrível doença. Perdemos algumas batalhas, e lamentamos muito, mas a enorme maioria das pessoas contaminadas foram curadas. Nosso desafio agora é manter este número zerado, afirmou a secretária Márcia Azevedo.
O prefeito de Bom Jesus, Paulo Sergio Cyrillo, também falou sobre a regressão dos casos de Covid. “Quero parabenizar todos profissionais da Saúde da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana. Eles se dedicaram 24 horas, arriscando a própria saúde e muitas vezes ficaram sem abraçar as pessoas mais queridas. Tudo isso para salvar vidas durante a pandemia. Perdemos algumas batalhas, mas estamos vencendo a guerra contra a Covid 19, graças a Deus e ao esforço coletivo”.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário