A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana deu informações essa semana sobre projetos que começarão a funcionar na área. Entre eles estão a Clínica da Família, o “Bom Jesus na Medida Certa” e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Segundo o secretário de Saúde, Sávio Saboia, as obras da Clínica da Família estão na reta final. Essa semana a empresa AMPLA esteve no local e finalizou a instalação de um transformador, última etapa na parte de energia elétrica. Agora a EMOP vai entregar o prédio ao pessoal responsável pela comunicação visual e depois será instalado o mobiliário:
- O governo do Estado do Rio marcará uma data em novembro para a inauguração. Esse é mais um ponto que vamos cumprir na programação da administração municipal. Estamos na luta para oferecer os melhores serviços à população, informou Sávio.
O “Bom Jesus na Medida Certa” já está em fase final de planejamento. Trata-se de um programa que vai cuidar de condicionamento físico visando melhor qualidade de vida. O esporte será usado como ferramenta de Saúde e atuará em quatro eixos: diabetes, hipertensão, obesidade e saúde mental.
A Secretaria de Saúde informa que as ações não objetivam apenas montar escolinhas. O grupo de trabalho terá psicólogo, nutricionista e professor de Educação Física. As turmas passarão por exames médicos e a avaliação do projeto-piloto será feita após seis meses:
- O núcleo experimental terá 50 pessoas com perfil selecionado nos PSF. Esses voluntários precisam ter disciplina, para seguir as orientações até o fim. É um programa inovador e que poderá servir de modelo no Noroeste Fluminense, explicou o secretário.
A intenção é que, além de beneficiar a saúde dos participantes, os hábitos alimentares e de atividade física sejam levados por estas pessoas até suas famílias. Os técnicos acreditam que, quem recebe orientações saudáveis vai se tornar um “vigia” dentro de casa, chamando a atenção dos parentes para o excesso de sal e açúcar nos alimentos e o sedentarismo, por exemplo.
Finalizando, o secretário municipal falou sobre o PMAQ-AB. Ele informou que o projeto foi aprovado pelo setor de Controle Interno e pela Procuradoria Municipal e agora espera a votação Câmara de Vereadores. O programa contempla profissionais que trabalham diretamente nas estratégias de Saúde da Família na Atenção Básica. Mas Sávio esclarece é um prêmio, não um aumento nos salário.
Em Bom Jesus ficou estabelecido que 50% da verba do programa vão para este prêmio, que será pago duas vezes por ano. O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde para melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas UBS. Para isso, os profissionais (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde) são acompanhados e avaliados.
- Sabemos que este dinheiro não salva a vida de ninguém, mas é um reforço, ainda mais com esta crise. Contamos com a sensibilidade do Legislativo para que aprove o benefício que servirá como um incentivo finalizou Sávio Saboia.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário