Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, a Campanha da Fraternidade em 2016 chama atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. O lema bíblico apoia-se em Amós 5,24, que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
De acordo com o bispo Dom Roberto Ferreria, pela quarta vez a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica, ou seja, quando além da igreja Católica Apostólica Romana, é feita por outras quatro igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), são elas: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida.
“O tema da campanha desperta para uma responsabilidade que transcende fronteira, entendendo como “casa comum” à Terra. Temos que ter uma consciência cada vez mais planetária sobre essas questões. Mas no que diz respeito ao objetivo mais concreto, é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”, disse, ressaltando que o lema faz a junção da justiça ambiental com a justiça social.
O bispo destacou ainda o conceito de saneamento básico que merece ser aprofundado. “Saneamento básico não é somente coleta e tratamento de esgoto, mas um conjunto de serviços que diz respeito também ao tratamento da água, dos resíduos, reservatórios, inclusive a segurança sobre atividades altamente predatórias e poluidoras, que têm incidência muito forte na saúde”, finalizou.
A Campanha da Fraternidade, realizada pela Igreja Católica Apostólica Romana, é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontece anualmente, no período Quaresma – período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos.
Virna Alencar/O Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário