Um tema que vem ganhando muita força por causa da crise econômica e política é o tipo de aplicações em renda fixa, por ser de fácil acesso e uma rentabilidade muito superior à tradicional poupança. Esse modo de investimento despertou o interesse do farmacêutico, Paulo Cesar da Silva, 42 anos, de Apiacá, que traçou um plano de ação para ficar, milionário em 10 anos.
Paulo Cesar conta que o primeiro contato com o mercado financeiro foi por meio de um site de educação financeira, chamado clube dos poupadores. “Após visitar o site, não parei mais de ler sobre o assunto. Vi a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de uma maneira inteligente, ou seja, fazer fortuna de forma honesta, estudando o dinheiro e seu valor”, explica.
Foi aí que o farmacêutico começou a investir em ações de renda fixa do tesouro direto. E após um minucioso planejamento, Paulo Cesar conta que chegou à conclusão que é possível juntar R$ 1 milhão em 10 anos, utilizando os rendimentos dos juros compostos. “Para isso, tem que ter foco e disciplina, assim como estudar muito o mercado financeiro e suas nuances”, comenta o novo investidor, dizendo ser um objetivo ousado, mas não impossível.
O primeiro passo, para o farmacêutico adequar sua rotina e seu novo objetivo, foi o controle total dos gastos, com tabelas, relatórios de custos e analise da situação financeira, mês a mês. Paulo Cesar criou uma triagem de gastos, estabelecendo prioridades e abandonando supérfluos. Ele conta ainda da dificuldade ao iniciar seu projeto. “Sempre fui muito irresponsável com dinheiro, então, foi muito difícil mudar meus hábitos”, afirma.
Mesmo com tantas mudanças e cortes em seu orçamento, para tentar se tornar milionário em 10 anos, Paulo Cesar questão de destacar a importância de uma verba destinada a passeios. “O lazer nunca pode ser cortado. Deve-se diminuir seus custos, adequando a nova realidade, mas sem perder a qualidade de vida”, afirma o investidor. Ele ressalta ainda que conhecer novos lugares e pessoas é um enriquecimento cultural, por isso, é muito importante.
Outro ponto abordado por Paulo Cesar é a pressa que as pessoas tem quando querem comprar alguma coisa. “O imediatismo é uma ponta de lança, que perfura as finanças da população”, observa. E completa dizendo que, “quando você quer comprar um objeto, como um carro, deve sempre planejar, comprar a vista e ainda ganhar um belo desconto”. Segundo o farmacêutico, a maioria das pessoas , mesmo com paciência, ainda fazem aquisições erradas.
Aqui Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário