Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

SECRETARIA DE OBRAS DE MARATAÍZES ACREDITA QUE MANILHAS DE CIMENTO VÃO CONTER O AVANÇO DO MAR

A erosão marítima na Praia da Lagoa Funda tem derrubado paredões de rochas que pesam toneladas, mas mesmo assim, a Secretaria de Obras de Marataízes acredita que colocar manilhas de cimento cheias de areia podem segurar o impacto das ondas.
João Bosco não acredita no sucesso da obra.
Após um morador nos informar que a prefeitura tinha essa intenção fomos ao local conferir. Constatamos ser real a reclamação e ouvimos o senhor, João Bosco, morador da Lagoa Funda. “Falaram que iam colocar rochas aqui pra resolver e até fazer as ruas novamente. Agora estão colocando manilhas. Não vi um engenheiro dar explicação sobre se isso vai dar certo. A prefeitura não tem planejamento. Vai gastar manilha sem necessidade”, disse o morador.
Na opinião de outras pessoas que moram na região, fica claro que o serviço não será eficaz e elas pedem uma solução para o problema.
Procuramos a Prefeitura de Marataízes para se manifestar sobre o caso e recebemos a seguinte nota:
“Caso a maré não recue a secretaria de obras vai utilizar as manilhas como um paliativo para auxiliar na contenção da erosão, a areia será colocada dentro da manilha e as manilhas seriam colocadas na encosta para conter. Isso será um método paliativo até que o processo de licitação seja concluído. Esse processo só poderá ser iniciado quando a maré baixar, por que não adianta colocar as manilhas com a maré alta.”
Manilhas já estão no local da obra.
Ação representativa junto ao Tribunal de Contas faz prefeitura suspender licitação da obra de combate à erosão
A Prefeitura de Marataízes diz que ocorreu uma licitação para realizar a contenção das praias de Lagoa Funda, Barra, e outras atingidas no município, no entanto houve uma representação junto ao Tribunal de Contas que orientou a adequação do edital. Dessa forma o Gabinete optou pela revogação e reabertura de um novo processo. O prazo é de 8 dias a contar a partir da publicação do edital. O Setor de Licitação está refazendo o edital que deve ser publicado em breve.
Paralelo a isso, visando a elaboração de um projeto definitivo para a contenção da erosão em todo o litoral de Marataízes, o município em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias - INPH agendou uma visita de uma equipe técnica que aconteceu na semana passada (28 de maio). O município está viabilizando a contratação de estudo técnico que será elaborado pelo INPH. Hoje (3) o secretário de Obras de Marataízes Rodrigo Lugão participou de uma reunião em Vitória sobre a contratação do estudo, e na semana que vem irá ao Rio, na sede do INPH para uma outra reunião sobre o assunto.
Além disso é realizado constantemente pela Defesa Civil Municipal o monitoramento da faixa de terra que está sendo levada pela maré. Os locais afetados são sinalizados e os moradores orientados. 

fonte panoramaes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário