Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

USUÁRIOS BRASILEIROS DRIBLAM BLOQUEIO DO WHATSAPP

A justiça brasileira determinou novamente a suspensão do funcionamento do aplicativo WhatsApp durante 72 horas em todo o país. Semelhante ao ocorrido em dezembro de 2015, muitos usuários optaram por driblar o bloqueio usando aplicativos que permitem navegar através de uma VPN. Embora seja uma solução paliativa enquanto o serviço de troca de mensagens estiver indisponível, existem riscos a segurança que precisam ser levados em consideração.
O que é uma VPN
As VPNs são amplamente usadas para estabelecer uma conexão segura entre computadores conectados na internet a redes corporativas ou governamentais. A sigla significa "Virtual Private Network", ou seja é uma ferramenta que disponibiliza uma camada de segurança adicional aos computadores interligados, e transpõe eventuais bloqueios a sites internacionais.
Quais os riscos
Quando se está navegando numa VPN todo o fluxo de informações passa a trafegar uma rede privada, e o provedor desse serviço passa a ter acesso a todos os dados. Vale salientar que não são apenas as mensagens do WhatsApp que trafegam pela VPN, mas todo o conteúdo consumido e enviado durante a navegação de internet. E é por esse motivo que os aplicativos bancários não funcionam quando o aparelho estiver conectado a uma VPN, pois as credenciais de acesso podem ser interceptadas. O ideal é que quando o WhatsApp for utilizado com o aparelho conectado a uma VPN, evite conectar-se a programas de e-mails, acessar contas nas redes sociais, e principalmente acessar operações bancárias.
Sobre os aspectos legais
Navegar na internet através de uma VPN não é uma prática ilegal, e por esse motivo não existe qualquer tipo de implicação jurídica ao leitor que optar por essa solução paliativa até que o acesso ao WhatsApp no Brasil seja restabelecido.

Folha do ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário