Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2016

SAÚDE: REUNIÃO EM ITAPERUNA DISCUTE SITUAÇÃO REGIONAL




O município de Itaperuna sediou uma importante reunião do setor de Saúde nesta segunda-feira (27). Realizado no Hospital São José do Avaí, o encontro proporcionou a prefeitos e secretários municipais uma oportunidade para apresentarem suas demandas mais urgentes ao secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior. Como presidente da Comissão de Saúde e representante do Noroeste Fluminense na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), o deputado Jair Bittencourt também esteve presente.
Entre os assuntos abordados estavam: o financiamento da UPA de Itaperuna (que atende toda a região e está sem ajuda do Governo Estadual há 16 meses); a falta de medicamentos nos municípios; as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras para atender os pedidos por exames de média e alta complexidade; e também a necessidade de fortalecimento dos hospitais da região como forma de dar um atendimento mais próximo para quem reside fora de Itaperuna e de desafogar o São José do Avaí.
O deputado estadual Jair Bittencourt afirmou que tem assumido as brigas pelas demandas da Saúde do Noroeste Fluminense e tentado ajudar os municípios.
- Tenho pedido e peço sempre ao secretário Luiz Antônio que não se esqueça de nós, do interior. Sabemos que hoje a Secretaria Estadual de Saúde não recebe do Governo do Estado as verbas que deveriam ser repassadas, mas não podemos desistir de cobrar. Inclusive, fizemos na Alerj um documento, assinado por 67 deputados, onde solicitamos que o Estado honre os compromissos assumidos com a Secretaria Estadual. É preciso reorganizar o sistema de saúde, corrigir as distorções. Não dá para o Governo se ausentar de suas responsabilidades e os municípios terem que arcar com esses custos. É impossível proporcionar o mínimo à população dessa forma. É uma realidade que não podemos admitir – declarou o deputado.
Em sua fala, o secretário estadual de Saúde apresentou os valores que sua pasta recebeu durante este ano, levando em consideração os 200 milhões mensais acordados com o Governo. Em janeiro, foram recebidos os 200 milhões; em fevereiro, a metade,100 milhões; em março, 57 milhões; em abril, 82 milhões; em maio, 50 milhões; e neste mês de junho, até agora, apenas 25 milhões. Vale lembrar que o valor estabelecido originalmente pela Lei Orçamentária para este ano era de 350 milhões mensais. 

Ascom/Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário