Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2016

BOM JESUS FAZ PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO DE AGROTURISMO RELIGIOSO EM 2016


O Circuito de Agroturismo Religioso de Bom Jesus do Itabapoana realizou sua primeira etapa em 2016 neste domingo (26/06). Mais de 60 pessoas participaram do passeio – denominado “Rota ecológica” – e proporcionaram uma arrecadação de cerca de R$ 1,8 mil às propriedades incluídas no roteiro.

Os participantes saíram cedo da Praça Governador Portela e seguiram para a Reserva Ecológica Jorge Assis de Oliveira, conhecida como reserva dos macacos. Depois de muita expectativa e chamados pelo macaco prego “Chico”, ele e seus companheiros deram o ar da graça, fazendo a alegria dos fotógrafos e das crianças, que deram bananas aos animais.
Os adultos também ofereceram o “desjejum” dos macaquinhos e todos saíram satisfeitos, rumo à próxima parada. O local escolhido para o café da manhã comunitário (cada um leva alimentos e bebidas e fazem a troca) foi a fazenda Boa Esperança, da família Rangel Praes. Os proprietários receberam o grupo com uma gentileza: bolos, cafés e chocolate quente.
Antes da refeição, a doutora Clytia contou a história da fazenda e disse que ali foi o berço da Igreja Adventista em Bom Jesus. Ela convidou o pastor Sérgio para uma oração. Depois, os mais idosos sentaram à mesa na sala de jantar e os demais se espalharam pelas varandas e até num piquenique no jardim.
Na sequência a caravana partiu para o Espaço Show, um misto de antiquário, espaço para música e lanchonete. Todos apreciaram equipamentos antigos das fazendas da região, lembranças da ferrovia e peças de artesanato. O bolinho de aipim com carne seca é o destaque do lugar, que fica na saída do Mutum de Baixo, sentido Bom Jesus – Santo Eduardo.
A chuva fina caiu em vários momentos, mas não desanimou os visitantes, que seguiram para a Usina Santa Maria. Lá eles conheceram o Teatro Cinema Conchita de Moraes, local histórico para os antigos moradores da usina, ex-funcionários e descendentes. Uma das laterais e o que restava do telhado desabaram no segundo dia de 2016, mas a comunidade se mobilizou para restaurar o prédio e organiza bazares para arrecadar fundos.
A próxima para foi no Projeto Araújo, a maior criação de tilápias da região, com 32 tanques. O proprietário respondeu às dívidas dos visitantes e todos puderam adquirir os filés do peixe, beneficiados e embalados dentro das normas de higiene. A empresa fabrica também ração de peixe e prepara uma indústria para beneficiar o couro das tilápias.
Dali o grupo seguiu para a última para do circuito: a capela do Sagrado Coração de Maria, erguida em 1928. Os organizadores do circuito convidaram o padre Márcio, que acabara de celebrar a missa, para dar uma bênção ao grupo.
Todos se dirigiram à E. M. Epifânio de Oliveira, onde, depois da oração e dos agradecimentos, o grupo saboreou um delicioso almoço caseiro preparado por dona Lourdes Sá. No local, os visitantes puderam apreciar e adquirir peças feitas por artesãos da comunidade.
O destaque dessa última parada foi a demonstração do artista plástico Adolfo Neto. Nascido no Sul de Minas Gerais, ele se casou com uma jovem da Usina Santa Maria e veio morar na comunidade. O detalhe é que Adolfo é portador de uma síndrome que causa espasmos e descontrole muscular. Ele pinta com os pés e foi selecionado por uma ONG da Suíça para expor e vender seus trabalhos na Europa:
- Quando preenchi o cadastro deles, estava tudo em inglês e só entendi onde devia colocar nome, endereço e essas coisas. Fiquei muito feliz de ser escolhido, assim como estou hoje por poder mostrar meu trabalho a vocês.
No encerramento do passeio, a secretária interina de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Scheila Brasil Spadarot Bulus, agradeceu a participação de todos e falou sobre o sucesso do evento:
- O objetivo do circuito é este: mostrar as belezas de nosso município e desenvolver o potencial de quem vive nas comunidades. Queremos fazer mais duas etapas esse ano e conto com a divulgação de vocês, finalizou Scheila.

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário