Páginas

quinta-feira, 15 de junho de 2017

ALUNOS PROMOVEM AULÃO SOBRE O ENEM EM GUAÇUÍ

Uma ideia que surgiu em sala de aula através de um bate-papo entre professores se tornou realidade ontem (14), no Teatro Municipal “Fernando Torres”, em Guaçuí. Um grupo de alunos do terceiro ano da escola Antônio Carneiro Ribeiro apresentou aos demais colegas orientações, dicas e tirou dúvidas referentes à prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a ser aplicado em novembro.
O conteúdo do encontro serviu para um aprofundamento em estatística e interpretação de gráficos, assuntos rotineiros da prova do Enem, também cobrado no PAEBS, uma avaliação que mede o índice de avaliação.
Para dinamizar, sob orientação da professora de matemática Thiely Fonseca, os alunos fizeram uma pesquisa qualitativa na escola sobre os cursos de graduação que eles se interessavam em prestar o vestibular. A partir daí, realizaram um levantamento em toda a Região Sudeste do Brasil e constataram o grande número de universidades federais próximos a Guaçuí. “Os alunos montaram maquetes de acordo com o interesse de cada um, observando a maior e menor nota de corte necessária para ingressar em determinadas universidades que contemplem os cursos por eles desejados, priorizando sempre pela proximidade ao município de Guaçuí, região de interesse, destacando-se: UFV, UFRJ, UFMG, UFES e a UFF”, explica a professora Thiely.
O diretor da escola, João Flavio, vê na ação dos alunos uma oportunidade de estimular os colegas a se focarem nos estudos em período pré-vestibular. “Realizamos um trabalho de articulação para trazer informações importantes sobre o Enem, Sisu, ProUni e Nossa Bolsa. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida desses jovens e cabe a nós prepará-los”, explica.
A aluna Larissa Silva Gomes, 17 anos, está no 3º ano e foi uma das orientadoras dos colegas. “Por meio deste trabalho que a gente fez percebemos que não é tão simples entrar numa faculdade. Tem que batalhar e estudar muito. Eu quero cursar medicina, e para ingressar nesse curso são exigidas notas altas. Tenho que focar desde já”, afirma. Já sua colega, Sara Reis, também do terceiro ano que também foi uma das orientadoras, pretende cursar pedagogia e inglês. “A iniciativa da escola foi muito boa, tirei minhas dúvidas e fiz minhas anotações. Estou estudando muito para tirar uma boa nota e já passar logo”.
O Enem 2017 acontecerá em novembro, em duas etapas. Serão dois domingos, no dia 5 e 12. Para este ano, as inscrições ultrapassaram a marca dos 5 milhões.

Aqui Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário