Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

LIVRE PARA VOAR: BACURAU É A PRIMEIRA AVE RECONDUZIDA À NATUREZA NO PARQUE MUNICIPAL SABIÁ LARANJEIRA EM ROSAL

A ave foi encontrada dentro de uma loja, no Centro da cidade, próxima a rodoviária. Após a captura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, imediatamente entrou em contato com o Órgão competente o qual sugeriu que essa bela espécie fosse solta novamente na natureza e o local mais apropriado para reconduzi-la foi o Parque Municipal Sabiá-Laranjeira no Distrito de Rosal.
Saiba mais
O Bacurau é uma ave caprimulgiforme da família caprimulgidae. Conhecido também como curiango-comum, jujau, carimbamba, amanhã-eu-vou (em MG), ibijau, mede-léguas, acurana e a-ku-kú (nomes indígenas-MT). O seu nome é onomatopaico e deriva de sua vocalização.
Nome científico
Do (grego) nukti-, nux, nuktus = noturno, noite; e de dromus = corredor, aquele que corre, piloto; e do (latim) albus = branco; e de collis = colo, pescoço, gargante =Corredor noturno com a garganta branca 
Características
Mede entre 22 e 28 centímetros de comprimento e o macho da espécie pesa entre 44 e 87 gramas; a fêmea pesa entre 43 e 90 gramas (Cleere, 1999).
Ascom/PMBJI

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário