Páginas

domingo, 3 de março de 2019

CACHOEIRAS SÃO OPÇÃO DE LAZER PARA QUEM QUER FUGIR DA FOLIA NO SUL DO ES

O Carnaval está aí e opções para a folia não faltam. Mas, para quem quer fugir do agito, as unidades de conservação ambiental do Estado são alternativas para quem procura ambientes tranquilos para curtir o feriadão.

Os Parques Estaduais não promovem folia, mas são uma boa opção para o contato e contemplação da natureza, seja pelas trilhas no meio da mata, seja pelo banho de cachoeira em algumas unidades. Programe sua viagem de descanso:
*Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
Na região do Caparaó Capixaba, entre os municípios de Alegre e Ibitirama.
Área: 162,5 hectares.
Principais atrativos: O principal atrativo é a cachoeira que dá nome ao parque, com queda d´água de 144 metros.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (28) 99999-0639
Trilhas: No parque, o visitante encontrará diversas trilhas e áreas para recreação em ambientes típicos de Mata Atlântica.
Histórico: Criado em 1984, o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça tem esse nome devido ao efeito de spray, semelhante à fumaça, que se forma na queda d’água de seu principal atrativo.
Infraestrutura: Centro de Visitantes, estacionamento e banheiro.
*Trilha Cidadã: Este Parque faz parte do programa Trilha Cidadã, que oferece todas as condições para que pessoas com necessidades especiais desfrutem de um contato mais próximo com a natureza. 
*Parque Estadual Forno Grande
Localização: Forno Grande, zona rural de Castelo-ES.
Área: 913,15 hectares.
Principais atrativos: Mirantes com belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul. Lá o visitante encontra piscinas naturais onde é possível tomar banho.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (28) 3542-3257
Trilhas: Trilhas que levam à cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante, onde se tem ampla vista panorâmica. Ao todo, são quatro trilhas, além de outra que está em estruturação para a escalada ao pico do Forno Grande.
Histórico: Em 1960, a área do parque foi declarada como reserva Florestal. Anos depois, em 1998, foi declarada inalienável para criação do Parque Estadual. Em 2013, adequou-se ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação como Parque Estadual.
Infraestrutura: Centro de visitantes com auditório, coleções de fauna e flora, sistema de trilhas e alojamentos para os pesquisadores.
*Parque Estadual Mata das Flores
Localização: Rua Palmeiras, Nº 50, bela Vista, Centro, Castelo-ES (sede administrativa).
Área: 800 hectares.
Principais atrativos: O principal atrativo é a trilha com aproximadamente 300 metros de percurso. Ao longo da caminhada, o visitante pode desfrutar de árvores e plantas que compõem o cenário da unidade, dentre eles: ipês, bromélias, angicos e orquídeas.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (28) 3542-3257
Trilhas: A trilha do parque, localizada no santuário de Aracuí, fica distante 5 Km da sede administrativa. É necessário fazer agendamento para ir à trilha. O agendamento é só para grupos escolares, fora isso é autoguiada.
Histórico: Criado em janeiro de 1992.
Infraestrutura: O parque oferece estrutura física para hospedagem exclusiva para uso de pesquisadores. Não possui área para acampamento.
*Parque Estadual Pedra Azul
Localização: Rota do Lagarto, s/nº, Pedra Azul, Domingos Martins-ES.
Área: 1.300 hectares.
Principais atrativos: Seu atrativo paisagístico fica por conta da Pedra Azul, que dá nome ao Parque, e a Pedra do Lagarto que, juntas, representam um afloramento rochoso de granito e gnaisse com altura de 1.822m. Outro destaque é a Pedra das Flores, com 1.909m de altitude e grande quantidade de orquídeas e bromélias.
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h.
Contato: (27) 3248-1156
Trilhas: Oferece trilhas com acesso às belas piscinas naturais e uma via de escalada. Por meio de trilhas curtas, é possível alcançar a base da Pedra Azul, o mirante da Pedra do Lagarto, o mirante do Forno Grande e as piscinas naturais formadas na rocha.
Histórico: Criado em janeiro de 1991.
Infraestrutura: Centro de visitantes com banheiros, bebedouros e uma pequena coleção da fauna e flora local.
*Parque Estadual de Itaúnas
Localização: Conceição da Barra-ES, Vila de Itaúnas
Área: 3.481 hectares.
Principais atrativos: Trilhas, passeio de bicicleta, passeio de caiaque no rio Itaúnas, visitação das belas dunas e praias.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (27) 3762-5196
Trilhas: É possível fazer seis trilhas de forma autoguiada. As mais acessadas são a Trilha do Tamandaré e a Trilha do Pescador. Ambas são trilhas de acesso à praia, relativamente curtas e que exigem pouco esforço.
Histórico: O parque foi criado em 8 de novembro de 1991.
Infraestrutura: O parque conta com um Centro de Visitantes, onde há exposição das riquezas naturais, históricas e arqueológicas da região. No entanto, a sede do Parque Estadual de Itaúnas está em reforma e o Centro de Visitantes não está aberto ao público.
*Parque Estadual Paulo César Vinha
Localização: Rodovia ES-060, Km 37,5, s/nº, Praia de Setiba, Guarapari-ES.
Principais atrativos: O principal atrativo do parque é a Lagoa dos Caraís, popularmente conhecida como Lagoa da Coca-Cola, devido ao tom escuro avermelhado das suas águas.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h. A descida para as trilhas e lagoa deve ocorrer até as 15h30.
Contato: (27) 99727-6295
Trilhas: O parque possui trilha de 1,5 mil metros, com grau leve de dificuldade, que leva o visitante à bela Lagoa dos Caraís, ao lado da praia de mesmo nome.
Histórico: O Parque Estadual Paulo César Vinha foi criado em 1990. É circundado pela Área de Proteção Ambiental de Setiba (APA de Setiba).
Infraestrutura: Conta com um Centro de Vivências, onde os monitores apresentam aos visitantes vídeos e slides do parque, além de ministrarem palestras sobre educação ambiental. Tem sede administrativa, estacionamento e opção de guias (condutores ambientais).
*Trilha Cidadã: Este Parque faz parte do programa Trilha Cidadã, que oferece todas as condições para que pessoas com necessidades especiais desfrutem de um contato mais próximo com a natureza.

Aqui Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário