Os estudantes do sexto período de Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana desembarcaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) para conhecer a estrutura e projetos da instituição e visitar o TecnoPARQ, o Parque Tecnológico da Universidade. A experiência foi marcante para os discentes, que retornaram com ainda mais brilho nos olhos e muitas ideias para inovar em suas áreas de atuação.
“Sem sombra de dúvidas, essa foi uma das melhores visitas técnicas que já fiz. A UFV tem uma estrutura e uma capacitação do indivíduo sem igual, tanto em termos de infraestrutura quanto em oportunidades de estudo ou trabalho”, conta Davi Francisco Rodrigues, estudante do IFF. Ele e os colegas visitaram o Departamento de Tecnologia da Informação e conheceram o trabalho do Grupo de Engenharia e Gestão Territorial (GENTE), que desenvolve projetos em diversos locais, incluindo Bom Jesus do Itabapoana.
“Eles estão atuando na programação semafórica do município e o projeto conta com a participação de três estudantes de Engenharia de Computação do nosso campus. Eles são estagiários e recebem uma bolsa mensal por meio do convênio entre a UFV, prefeitura municipal e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). A previsão é de que em outubro haja possibilidades de mais bolsas para nossos alunos participarem no projeto”, conta o professor do IFF Bom Jesus Hilton Galvão, que acompanhou o grupo na visita.
Em seguida, o TecnoPARQ recebeu os futuros engenheiros. Lá, assistiram a uma palestra sobre gestão da inovação, conheceram toda a estrutura do local e alguns dos projetos desenvolvidos pela UFV. “Aquele lugar ganhou meu coração! Como sou da área de prototipação e sistemas embarcados, foi lá que a visita realmente me conquistou. A estrutura que existe lá proporciona uma infinidade de possibilidades, é um deleite para quem é da área”, entusiasmou-se o estudante Davi Rodrigues.
Hilton ministra a disciplina de gestão de projetos no curso de Engenharia e destacou uma das iniciativas desenvolvidas em Viçosa, o projeto Avança Café. “Eles financiam projetos inovadores, soluções tecnológicas aplicadas, soluções digitais na área de computação e na parte de genética, melhoramento na área do café”. De acordo com o docente, em sua disciplina os discentes têm o desafio de apresentar soluções tecnológicas para a área do café, o que tornou a apresentação do Avança Café ainda mais relevante. Na oportunidade o grupo também visitou o Labmaker Agro, um laboratório equipado e moderno que presta serviços para a comunidade e possibilita a participação da equipe responsável em eventos nacionais, como competições de robótica e outros.
A visita proporcionou não apenas oportunidades de contatos e novos conhecimentos, mas também a possibilidade de futuras vagas de estágio e emprego para os graduandos por meio de empresas implantadas no Parque Tecnológico da UFV. Uma delas é a Cientec, que atua na área de software e investimento em capital anjo em startups. A viagem técnica aconteceu no dia 07 de agosto, com a participação de discentes e servidores do Campus Bom Jesus.por
Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Parabéns, temos realmente que preparar esta juventude para um futuro melhor!
ResponderExcluir