Páginas

domingo, 25 de agosto de 2024

PREFEITO DE ITAPERUNA, ALFREDÃO LIDERA ELEIÇÃO DISPUTADA

Prefeito de Itaperuna e candidato à reeleição, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (União), lidera uma corrida eleitoral que promete ser disputada no município polo do Noroeste Fluminense. Na pesquisa do instituto Personel, encomendada e divulgada (confira
aqui) ontem (21) pelo jornal carioca O Dia, feita com 471 eleitores entre 16 e 18 de agosto, com margem de erro de 4,5 pontos e sob registro RJ-08141/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alfredão apareceu liderando a consulta espontânea, com 21,9%. Mas em empate técnico com o candidato de oposição Nel (PL), que teve 15,3%. Na consulta estimulada, o prefeito liderou com 35,9% das intenções de voto, fora da margem de erro, sobre os adversários.
Espontânea — Na consulta espontânea, onde o eleitor diz da própria cabeça em quem votará em 6 de outubro, depois de Alfredão (21,9%) e Nel (15,3%), vieram Kadu Novaes (REP), com 9,6%; Dr. Bruno (Novo), com 4,7%; Adilson Ribeiro (PT), com 0,8%; e 1,1% de nenhum/branco/nulo. Além do empate técnico na liderança, como a maioria de 46,7% não respondeu, é uma eleição matematicamente aberta.
Estimulada — Na consulta estimulada, onde o eleitor diz em quem vai votar a partir da apresentação dos nomes dos candidatos, depois de Alfredão (35,9%) liderando fora da margem de erro, vieram Nel (23,8%), Kadu (18,0%), Dr. Bruno (11,0%) e Adilson (4,5%). Outros 4,5% não souberam ou quiseram responder, com 2,3% de nenhum/branco/nulo.
Rejeição — A rejeição também indica uma eleição disputada. Se o petista Adilson Ribeiro lidera o índice negativo, com 30,8% dizendo que não votariam nele de jeito nenhum, a segunda maior rejeição é do prefeito Alfredão, com 25,5%. Ele ficou numericamente à frente do seu principal adversário, Nel, com 18,5%. Kadu teve 14,0% de rejeição, com 12,1% de Dr. Bruno. Expressivos 32,3% disseram que poderiam votar em todos, com 6,4% rejeitando todos os candidatos e 4,7% que não souberam ou quiseram opinar.
Por que sem avaliação de governo? — Além da consulta espontânea e da rejeição, a pesquisa trouxe outro indicativo de que a eleição a prefeito de Itaperuna tende a ser disputada. Mesmo com o prefeito e candidato à reeleição liderando a pesquisa, esta não trouxe aprovação de governo. O que, pela ausência, pode significar que o governo Alfredão não é tão bem avaliado assim.
Análise do especialista — “Com grau de confiança de 95,0% e amostragem de 471 entrevistados, a pesquisa apresenta boa qualidade técnica, apesar da margem de erro de 4,5 pontos ser um pouco acima da habitual margem de erro máxima de 4,0%. Para as urnas de 6 de outubro de 2024, Itaperuna possui um eleitorado habilitado a votar pelo TSE de 76.809 eleitores, o que significa que o município terá eleição apenas no primeiro turno. Nesse contexto, o cenário projetado pela Personel Agência de Serviços e Pesquisas aponta para a reeleição do prefeito Alfredão, que lidera na pesquisa estimulada com 35,9%, apesar do empate técnico dentro da margem de erro na sondagem espontânea: 21,9% das intenções de votos, contra 15,3% das intenções de Nel. Importante destacar que a pesquisa não apurou a avaliação do governo do prefeito Alfredão, mas mediu a rejeição do atual incumbente, que empata tecnicamente com Nel dentro da margem de erro”, avaliou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário