A prática de e-sports, os esportes eletrônicos, vem crescendo em todo o mundo e os alunos do Instituto Federal Fluminense estão acompanhando a tendência. No Campus Bom Jesus do Itabapoana os discentes vêm acumulando experiências em jogos on-line e começaram a colecionar também conquistas em competições da modalidade. As boas experiências estão servindo de motivação e um grupo de discentes está organizando novos eventos, previstos para acontecer na unidade nos próximos meses.
A primeira participação das equipes foi no e-JINIFF, a etapa institucional dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal. Organizado pelo Campus Cabo Frio, o evento contou com disputas nas seguintes modalidades: Counter Strike 2, Free Fire, League of Legends, Valorant e xadrez masculino e feminino. O IFF Bom Jesus competiu em três delas, obtendo o primeiro lugar em Valorant e a terceira colocação em Free Fire, além da participação em League of Legends.
Os resultados trouxeram orgulho e entusiasmo aos atletas. “Fico muito feliz com a vitória que obtivemos na final contra Itaperuna e bastante satisfeito com o modo como o campeonato foi organizado. Isso só aumenta minha expectativa para eventos futuros e espero poder representar novamente nosso campus”, considera Marcus Vinicius, discente do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática e integrante da equipe campeã de Valorant.
O time formado “na última hora” por Carlos Henrique Brasil, Breno dos Santos Souza, Heitor Gabriel Lamão Pontes e Kaíque Cezar Lima não teve tempo para se preparar, mas eles superaram as próprias expectativas nas batalhas de Free Fire, conquistando o terceiro lugar na modalidade. “Esse resultado é motivo de grande orgulho para todos nós, pois reflete nosso empenho e capacidade em um ambiente altamente competitivo. A conquista certamente nos incentivou a buscar o primeiro lugar na próxima edição do campeonato”, conta Carlos Henrique.
A garra para buscar o pódio na próxima oportunidade também está presente na equipe liderada pelo graduando em Engenharia de Computação Márcio Alves Teixeira Júnior, técnico do time que disputou League of Legends “Houve muitos participantes, o que mostra a força do e-sports no campus. Isso poderia ser aproveitado, incentivando os alunos dos cursos técnicos e superiores a competir nesses jogos. Podem ser criados projetos para treinamento de times formados pelos alunos de forma regular, para participar de eventos como o e-JINIFF”, sugeriu Márcio.
Fora das batalhas, o estudante Pedro Henrique Rocha de Andrade atuou na organização das equipes no IFF Bom Jesus e lembra que não faltou emoção para torcer pelos representantes do campus. “Conseguimos! Ficamos em primeiro lugar na modalidade de Valorant, e isso vem da organização da equipe. Apesar de não se conhecerem totalmente, tiveram uma ótima sinergia, e o e-sports faz isso com as pessoas: ele conecta uns aos outros, o que torna muito mais interessante participar e viver o momento”, avaliou.
O desejo de Pedro Henrique e de outros atletas de e-sports é que a modalidade se popularize e ganhe mais espaço na instituição e fora dela. Para isso, os estudantes vêm planejando ações e eventos, além do preparo para participação em outras competições. Uma das ideias é a realização de um campeonato durante a XII Mostra do Conhecimento do Campus Bom Jesus e a IV Semana de Computação, Engenharia e Gestão, que acontecerão do dia 14 a 19 de outubro. A atração ainda não foi confirmada, mas, se incluída na programação dos eventos, será divulgada posteriormente.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário