Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2015

“DEIXA CLAREAR”: UMA HOMENAGEM À OBRA DE CLARA NUNES NO PALCO DE SESI EM ITAPERUNA

Musical será exibido em Itaperuna neste sábado, dia 20.
No mesmo dia, Miracema recebe projeto “Cine na Estrada SESI Cultural
Com direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto, o musical “Deixa Clarear” será a atração desta semana nos Teatros SESI da região. A montagem é protagonizada pela jovem atriz Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira Clara Nunes. Em Itaperuna, a apresentação acontece neste sábado, dia 20, a partir das 20h. No mesmo horário, o espetáculo será encenado em Macaé e Campos, na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, respectivamente. A realização é do Sistema FIRJAN, por meio do SESI Cultural.
Em 75 minutos de duração, o musical apresenta fases da carreira e da vida de Clara Nunes e tem como ponto alto a música, que atua como uma extensão da cena. Estão lá, clássicos da cantora, como “O canto das três raças” (Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte) e “Na linha do mar” (Paulinho da Viola), “Morena de Angola” (Chico Buarque), “Um ser de luz” (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte), “O mar serenou” (Candeia), entre outras. 
O espetáculo mistura música e poesia para contar, de forma delicada, um pouco da trajetória de Clara Nunes, com o objetivo de incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Nossa ideia é apresentar o legado de Clara Nunes para as novas gerações”, explica Clara Santhana. A atriz se apresenta acompanhada da banda formada por Luciano Fogaça (percussão) e Bidu Campeche (percussão/ cavaquinho), Felipe Rodrigues (violão) e Lauro Lira (flauta/violoncelo).
Clara Santhana, pesquisou a trajetória da cantora para se preparar e dar início ao “Deixa Clarear”. Ela chegou a ir até Caetanópolis (MG), terra natal de Clara Nunes, onde fez entrevistas com Dindinha, irmã da cantora. Ela também visitou o Memorial Clara Nunes, onde estão expostos os figurinos e prêmios que ela recebeu. 
O musical estreou em 2013, no Teatro Café Pequeno, como uma homenagem aos 30 anos de morte da cantora mineira. Com o sucesso, seguiu para o Teatro das Artes, o Teatro João Caetano, Imperator e desde então já rodou por cidades como Niterói, Resende, Araxá (MG) e Goiânia (GO).
A atriz Clara Santhana é dirigida por Isaac Bernat, que atua na peça "Incêndios" com Marieta Severo, e a direção musical é de Alfredo Del Penho que participou de musicais como “Gonzagão, A Lenda” e “Sassaricando”. 
Os ingressos custam R$ 20 e são vendidos no atendimento das unidades SESI, que funcionam de segunda a sexta-feira, ou a partir de duas horas antes de iniciar o espetáculo, na bilheteria dos Teatros. Associados ao SESI, estudantes, terceira idade, pessoas com necessidades especiais e jovens de até 21 anos pagam meia-entrada.
“Cine na Estrada SESI Cultural” chega a Miracema neste sábado
Projeto que ao longo do ano exibirá filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, o “Cine na Estrada SESI Cultural” estaciona em Miracema neste sábado, dia 20. O cinema a céu aberto será instalado na Praça Dona Ermelinda, com programação para crianças e adultos. A entrada é franca e dá direito a pipoca.
Iniciativa do Sistema FIRJAN, com o apoio das prefeituras, o “Cine na Estrada SESI Cultural” visa levar a sétima arte para municípios que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas. O projeto também busca difundir o cinema nacional através da mostra de longas-metragens premiados.
Em Miracema, será exibida para a criançada, a partir das 18h, a animação “As Aventuras do avião vermelho”, sobre a história de Fernandinho, um menino solitário que descobre a importância da leitura e do amor de seu pai. Já na sessão das 20h30, voltada para os adultos, entra em cena o filme “Gonzaga – De pai para filho”, que conta a história do forrozeiro Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e a difícil relação com seu filho Gonzaguinha.
O “Cine na Estrada SESI Cultural” já passou por outros dois municípios da região Noroeste Fluminense: Porciúncula, em 25 de abril, e Santo Antônio de Pádua, em 23 de maio.

Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa Itaperuna
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário