Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

BOM JESUS DO ITABAPOANA REALIZA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE





A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (14/07) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que segue as determinações da 15ª Conferência Nacional de Saúde, definiu o plano plurianual do setor para o período 2016-2019. A conferência aconteceu no Clube da 3ª Idade.
Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia, agradeceu e destacou a presença de todos os servidores públicos do setor, dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde e demais profissionais e colaboradores da área:
- Sempre trabalhamos para construir um modelo descentralizado e mais democrático. Espero que saiam daqui hoje propostas objetivas e de acordo com o tema definido pela Secretaria Estadual de Saúde, convocou.
Em seguida o vice-prefeito Jarbas Borges, representando a Prefeita Branca junto com a chefe de Gabinete Scheila Brasil, saudou os presentes e falou sobre os desafios da Saúde e da garra necessária para enfrentá-los:
- Sei que cada profissional que está aqui hoje se desdobra para atender a população da melhor forma possível. É trabalhando assim que vamos melhorar a Saúde Pública no Brasil e em Bom Jesus, afirmou.
Logo depois da solenidade começaram as palestras. A primeira, com o tema “Financiamento do SUS e Relação Público-Privada. Reformas Democráticas e Populares do Estado” foi proferida pelo assessor jurídico do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), Mauro Lúcio da Silva.
Ele fez um rápido histórico da saúde pública desde o Brasil Colônia até os dias de hoje, quando 99% dos municípios aplicam os recursos necessários na Saúde, mas “não recebem a contrapartida de estados e da União”. Mauro explicou que, desde a primeira Conferência Nacional de Saúde, em 1941, os movimentos populares interferem na política de atendimento ao cidadão. O advogado também falou da importância dos órgãos fiscalizadores como o conselho municipal e o Legislativo.
A segunda palestra foi de Jovelina Ferreira Aguiar. A especialista em Saúde Pública abordou o tema “Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS. Ciência, Tecnologia e Inovação do Sistema Único de Saúde”. Na sequência, o especialista em Direito Sanitário, Gilberto Fonte Boa, falou sobre “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade. Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”.
Encerrando a primeira parte da 8ª Conferência, Urquilei dos Santos Pinheiro fez uma explanação sobre “Participação Social. Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”. Depois do intervalo para almoço, foram criados grupos para as plenárias temáticas. A partir das 15 horas aconteceu a plenária final e no encerramento foram eleitos os delegados de Bom Jesus para a etapa estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Ascom PMBJI 
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário