Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

BUSTO DESAPARECIDO DEPOIS DE VÁRIOS ANOS É ENCONTRADO EM ESCOLA

Desaparecido há cerca de 48 anos após ter sido retirado para a inauguração do Cais da Lapa, em 1967, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o busto do Almirante Luis Filipe Saldanha da Gama foi encontrado nas dependências do Colégio Estadual Coronel João Batista de Paula Barroso, em Goitacazes. O busto era confundido com o patrono do educandário, o Coronel Paula Barroso.

A informação é do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, encerrando uma investigação iniciada quase há seis anos.
“A importante peça histórica, presenteada à municipalidade pela Marinha de Guerra do Brasil, deverá ocupar, agora, um espaço nobre no corredor cultural da Câmara Municipal de Campos”, disse Orávio.
Uma correspondência oficial solicitando o traslado do valioso patrimônio foi entregue à diretora do Colégio Paula Barroso, Edith Almeida Côrtes, solicitando urgência na liberação.
“Até o pedestal já está pronto, ao lado de outras figuras ilustres, como Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Capitão Ricardo Kirk e a heroina Benta Pereira”, informou o presidente do Coppam.
Com o traslado, que vai ocorrer assim que a escola der o sinal verde, o busto de Saldanha da Gama será inaugurado em solenidade a ser promovida pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, no corredor Cultural, “fazendo parte de um significativo panteão dos nossos mais enaltecidos heróis”, finalizou Orávio de Campos.
“Soubemos que a Marinha de Guerra encomendou dois bustos iguais. Um instalou na Escola Naval, fundada por Saldanha da Gama, nascido em Campos em 1846 e falecido em 1895, no Campo Osório, na Revolução Federalista. Outro foi doado ao município de Campos e colocado na Avenida Rui Barbosa, nas imediações do antigo Clube de Regatas Saldanha da Gama, de onde foi retirado para obras”, observou.
Segundo Orávio, o Clube Saldanha da Gama tinha a sede na Avenida Rui Barbosa, onde hoje funciona o Campos Shopping e por conta do alargamento da avenida o busto teve que ser retirado.
Luiz Felipe Saldanha da Gama foi um almirante da Marinha e criador da Escola Naval.
O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a escola, para saber como a escultura chegou na escola.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) enviou uma nota informando que a direção do Colégio Estadual Coronel João Batista de Paula Barroso recebeu um ofício da Prefeitura Municipal solicitando o traslado do busto. A direção já encaminhou a solicitação à Diretoria Regional Norte Fluminense, responsável pelas escolas estaduais em Campos, que verificará junto à Seeduc quais providências serão tomadas.
Orávio informou que ninguém da escola soube explicar desde quando o busto estava na unidade. Segundo informações chegadas ao Coppan, um vereador da época foi quem removeu o artefato do local. 
"Na época não havia consciência de importância cultural da cidade. Talvez ele tenha sido levado porque Saldanha da Gama era da Baixada", ressaltou.
A placa de bronze de identificação do busto ainda está desaparecida.

Do G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário