Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

FOLIA, FÉ E REIS NO NOROESTE FLUMINENSE

Tradicional evento popular do interior do estado ganha documentário lançado em Itaperuna
Há mais de três décadas, Niquinho Oliveira, de 79 anos, veste as mesmas cores para comandar a Folia de Reis de Itaperuna: o verde e grená do seu time de coração. Para ele, a mistura entre os costumes do povo e a tradição religiosa são o diferencial da festa. “Cada um sai como quiser, com a cor que quiser, para celebrar. Mesmo quando não dá pra arrecadar tanta verba, a gente sempre dá um jeito. A cada ano só fico esperando que seja tão bom quanto o anterior”, afirma.
Niquinho é o fio condutor do documentário ‘Folia, Fé e Reis’, lançado sexta-feira em Itaperuna. O filme captura a manifestação religiosa pelo ponto de vista dos foliões e de ‘Seu Niquinho’, mestre da Folia de Reis Estrela do Oriente e grande figura da cidade. Durante 39 minutos, o filme retrata a preparação, o cortejo de Natal e a festa do arremate do cortejo. Além disso, traz imagens de dezembro do ano passado, em Itaperuna, quando a festa reuniu mais de 4 mil pessoas no calçadão da Avenida Cardoso Moreira.
A história da tradição que começou nos países da Península Ibérica e hoje é celebrada em diversos municípios do estado, principalmente no Noroeste Fluminense, é contada no Teatro Sesi Itaperuna. “O mais interessante é que esta festa é de origem europeia na Idade Média, porém, se perdeu lá e aqui é perpetuada. A maioria das pessoas desconhecem isso”, conta o diretor Othon Ribeiro.
Niquinho foi escolhido pelo como o protagonista do fime, porém, não é o único grande personagem. “Uma figura interessante que mostramos é o palhaço da Folia, que tem muito apego popular que se apresenta fazendo versos e rimas”, diz o cineasta.
Chefe do setor de Cultura do Sesi Itaperuna, Olga Acosta contou como surgiu a ideia de registrar a festa em vídeo. “O objetivo é mostrar como a folia carrega valores profundos da alma do povo simples do interior. A obra é também uma homenagem aos foliões, que levam sua arte e devoção pelas ruas”, afirma.
Além da sessão de estreia, haverá outras quatro sessões para exibição do filme, nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto, com entrada Franca. O lançamento marca o início do programa X-Tudo, promovido Sesi. Diversas atrações culturais se apresentarão na cidade.

O DIA/Reportagem de Lucas Gayoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário