Cerca de 160 alunos da Escola Municipal Allan-Kardec Bitencourt Dias do distrito de Patrimônio da Penha, zona rural do município de Divino de São Lourenço, foram atendidos com as palestras dos Instrutores do Proerd da 2ª Companhia em Guaçuí, no último dia 1º (quarta-feira).
Com uma didática apropriada, os alunos das séries iniciais foram contemplados com orientações sobre situações de vulnerabilidade, uma vez que independentemente da idade, a criança já está inserida na comunidade onde vive. Os alunos do 6º, 7º e 8º ano foram contemplados com a palestra.
O tema discutido foi “O Segredo das Drogas”, que teve o objetivo de esclarecer aos alunos sobre os vários tipos de drogas (licitas e ilícitas), seus efeitos nocivos ao organismo bem como o problema de saúde pública que está se tornando o uso de diversas drogas.
Saiba mais:
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd - é a versão brasileira do programa norte-americano DARE - Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 04 cursos: Proerd educação infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário.
O programa possui como material didático “Álbum ilustrativo contendo cartazes com cenas diárias”, o “Livro do Estudante” “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor” auxiliando os respectivos cursandos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.
A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. O Proerd do 5º ano é o primeiro do currículo Proerd no Brasil. O curso do 7º ano é integralmente relacionado com o curso do 5º ano. Os objetivos gerais dos programas dos 5º e 7º anos estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias.
Já no currículo da educação infantil a ênfase dada são os fatores de segurança da criança no seu dia a dia com abordagem feita por meio de cartazes com imagens que leva a criança a se identificar com aquela cena e descobrir o certo e o errado para sua segurança.
O currículo de Pais/Comunitário capacita os pais a ajudarem seus filhos a tomarem decisões e fazerem escolhas sábias e seguras. São cinco encontros onde os pais são instruídos a desenvolverem estratégias de proteção para seus filhos em situações diversas.
PMES.
Blog do Jailton da Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário