Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

ROTARY SOLICITA QUE BR 101 SEJA CHAMADA DE RODOVIA NILO PEÇANHA

Clique na foto para ampliá-la
O Rotary Club Campos São Salvador encaminhará à Brasília na próxima semana, projeto solicitando a mudança do nome da BR-101, que passaria a se chamar Rodovia Nilo Peçanha, campista que foi ex-presidente da República. Na próxima terça-feira, o Rotary, que já tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), entregará o projeto ao deputado federal Paulo Feijó, para que ele encaminhe o mesmo em Brasília.
De acordo com o governador distrital do Rotary Club - Distrito 4750, Américo Xavier, "Campos e o Estado do Rio de Janeiro, devem muito ao ex-presidente Nilo Peçanha. Temos de prestigiar a prata da casa, e Nilo Peçanha é campista e fluminense. Vamos substituir sim, porque nada mais justo do que prestigiarmos Nilo Peçanha que sempre ajudou o interior do Estado do Rio de Janeiro" ressaltou.
Ilustre campista - Natural do distrito de Morro do Coco, Nilo Procópio Peçanha nasceu em 2 de outubro de 1867. Formado em Direito pelas faculdades de Direito de São Paulo e do Recife, Nilo Peçanha participou das campanhas abolicionistas e republicana. Iniciou sua carreira política ao ser eleito para a Assembleia Constituinte em 1890. Em 1903 foi eleito senador e presidente do Estado do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo até 1906, quando foi eleito vice-presidente.
Com a morte de Afonso Pena em 1909, assumiu a presidência. Seu governo foi marcado pela agitação política em razão de divergências com Pinheiro Machado, líder do Partido Republicano Conservador. Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção aos Índios, e inaugurou o ensino técnico no Brasil. Retornou ao Senado em 1912 e, dois anos depois foi novamente eleito presidente do Rio de Janeiro. Em 1917 assumiu o Ministério das Relações Exteriores. Em 1918 foi eleito senador federal. Faleceu em 1924, afastado da vida política. 

O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário