As equipes de combate ao Aedes aegypti reforçadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) já trabalham nas ruas de todos os de Bom Jesus do Itabapoana. Os grupos são divididos e fazem o trabalho de busca dos focos de mosquito em cada quarteirão, sempre com apoio técnico de um Agente de Endemias.
A entrada das ACS nas ações contra o transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus foi determinado pelo Ministério da Saúde, já que o número de notificações e casos confirmados cresceu vertiginosamente em todo o país no ano passado.
A Secretaria de Saúde de Bom Jesus montou novas equipes que atuam com dois novos carros que o município recebeu na primeira semana de 2016. A Prefeitura também colocou um número de telefone e um e-mail à disposição da população para denúncias de focos do Aedes e, em apenas uma semana, foram identificados 50 locais com criadouros do mosquito:
- Este é um número grande, mas se deixarmos espaço para o mosquito ele pode se proliferar muito mais. O trabalho das equipes de combate depende da parceria de todos os moradores, afirmou o secretário de Saúde, Sávio Saboia.
A Prefeitura chama a atenção da comunidade para que não deixe caixas d'água ou recipientes destampados a céu aberto, não jogue lixo nos quintais, terrenos baldios ou córregos e valões, limpe as calhas e as lajes onde a água da chuva pode se acumular. Para evitar que os focos de mosquito apareçam, bastam dez minutos por semana. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 3833-9675 ou pelo e-mail para dengue@bomjesus.rj.gov.br.
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário