A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira, os dois primeiros casos de febre amarela no estado, entre elas a primeira morte. Os dois casos foram registrados em Casimiro de Abreu. Atualmente, o estado registra 36 casos suspeitos de febre amarela.
O pedreiro Watila Santos, de 38 anos, que morreu poucas horas após dar entrada, no fim de semana, no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, em Casimiro de Abreu, estava com a doença, de acordo com o laudo divulgado nesta quarta. Ele foi internado com febre, dor de cabeça, taquicardia, falta de ar e dores no corpo, e não havia viajado para áreas com surto da doença.
O pedreiro morava com a família, composta por cerca de 30 pessoas, incluindo crianças, num terreno na localidade conhecida como Córrego da Luz. As sete casas do local são humildes, num chão de terra batida. A região, dizem os moradores, é infestada de mosquitos. A prefeitura garante que agentes fizeram no local uma nova varredura com larvicida na segunda-feira para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chincungunha, zika e febre amarela.
A cunhada Camila Oliveira da Silva, de 27 anos, conta que Watila procurou ajuda três vezes na última semana. Segundo ela, ele deu entrada na terça-feira com falta de ar, mas os médicos disseram que era sinusite. Na quinta-feira, ele voltou a passar mal, também com falta de ar, mas mandaram ele voltar para casa dizendo que era uma virose. Na sexta, ele estava muito mal, vomitando e foi levado para o hospital pela terceira vez pelo Corpo de Bombeiros, onde morreu.
Diante dos resultados, a secretaria de Saúde do Estado vai acelerar a estratégia de vacinação anunciada no último sábado. A imunização será antecipada em 24 municípios nas regiões Norte, Noroeste, Serrana e dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas — além dos 30 municípios que já faziam parte de um cinturão de bloqueio desde o final de fevereiro.
As novas ações compreendem a antecipação da vacinação para 24 municípios estratégicos, nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. São eles: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu (que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio). A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.
Para a primeira etapa da vacinação dos habitantes destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16) para a SES, que fará a distribuição para os municípios. A estratégia foi alinhada durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, e o diretor de Bio Manguinhos, Artur Roberto Couto, na manhã desta quarta-feira (15/3) na Fundação Oswaldo Cruz. Os demais municípios, incluindo a capital e a Região Metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim do mês de março, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo MS para o RJ. A SES reforça que todo o Estado do Rio de Janeiro será contemplado, portanto, não há necessidade de deslocamento da população entre os municípios em busca da vacina. Toda a população do RJ, observando as contraindicações, será imunizada, de forma gradativa, até o fim deste ano.
MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTRATÉGICA
* Terão a data do início de vacinação antecipada:
– Araruama
– Bom Jardim
– Cabo Frio
– Cachoeiras de Macacu
– Casimiro de Abreu
– Conceição de Macabu
– Cordeiro
– Duas Barras
– Macaé
– Macuco
– Nova Friburgo
– Rio Bonito
– Rio das Ostras
– Silva Jardim
– Sumidouro
– Tanguá
– Trajano de Moraes
* já estavam na área de vacinação de bloqueio (divisas com MG e ES):
– Campos dos Goytacazes
– Cantagalo
– Cardoso Moreira
– Carmo
– Santa Maria Madalena
– São Fidélis
– São Sebastião do Alto
– Sapucaia
MUNICÍPIOS QUE JÁ ESTÃO NA REGIÃO DE BLOQUEIO:
– Aperibé
– Bom Jesus do Itabapoana
– Cambuci
– Comendador Levy Gasparian
– Italva
– Itaocara
– Itaperuna
– Itatiaia
– Laje do Muriaé
– Miracema
– Natividade
– Paraíba do Sul
– Porciúncula
– Quatis
– Resende
– Rio das Flores
– Santo Antônio de Pádua
– São Francisco de Itabapoana
– São José de Ubá
– Três Rios
– Valença
– Varre-Sai
CAPITAL, REGIÃO METROPOLITANA E DEMAIS MUNICÍPIOS:
*data de início da vacinação mantida para o fim do mês de março
Jornal Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário