As Portarias da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) nº 1377 e 1378, publicadas no dia 16 de novembro no Diário Oficial da União (DOU), trazem a seleção de municípios para os programas de Sistema de Abastecimento de Água em comunidades tradicionais, Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC).
O resultado da seleção das propostas elegíveis, cujas propostas envolvem a ação de implantação, ampliação ou melhoria de Sistemas de Abastecimento de Água em áreas rurais e comunidades tradicionais selecionou apenas 5 cidades no Estado do Rio de Janeiro.
O município de Bom Jesus do Itabapoana não esta entre os escolhidos para receber investimentos em abastecimento de água nas Zonas Rurais. As 5 cidades do Estado do Rio selecionadas foram as seguintes: São João da Barra, Cambuci, Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Volta Redonda.
O Blog do Jailton entrou em contato com o Secretário de Planejamento de São João da Barra (município contemplado), o bonjesuense Sávio Saboia, para entender a dinâmica desses recursos: "Bom dia Jailton. Esse edital foi disponibilizado pela FUNASA para todas as Prefeituras do país. Aqui em São João da Barra priorizamos a Portaria que tratava de recursos para melhoria no abastecimento de água em comunidades, em virtude do grave problema de seca que passa toda a região. Cumprimos os prazos e fizemos um bom projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o resultado foi estar entre as cinco cidades do estado que conseguiram aprovação, recursos na ordem de R$ 785.717,45 (setecentos e oitenta e cinco mil setecentos e dezessete reais e quarenta e cinco centavos) que muito vai ajudar a cidade nesse momento. A Prefeita Carla Machado tem investido muito em novas forma de incremento de receita e no setor de gerenciamento de projetos." - explicou o Savinho.
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário