Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2018

CÂMARA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA REALIZA 35ª SESSÃO ORDINÁRIA EM 2018



35ª SESSÃO DO 1º PERÍODO ORDINÁRIO DA 18ª LEGISLATURA
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana realizou na segunda-feira (25/06) a 35ª Sessão Ordinária desse ano. A reunião foi aberta pelo vice-presidente Moacir da Figueiredo (PRB), que convocou o 2° Secretário ad hoc Clóvis da Farmácia (PR). Este fez a leitura da Ata anterior (aprovada por unanimidade).
Em seguida, Moacir teve que se ausentar e passou a presidência ao 1o. Secretário Zé Luiz (AVANTE). Com isso, Paulinho do Adílio (PDT) assumiu a 1ª Secretaria ad hoc e iniciou a leitura do Expediente. Além de ofícios do Executivo, ele tornou públicos nove requerimentos, com destaque para moções de congratulação e aplauso (Abel Miranda dos Santos, casal Francisco Luiz Gomes e Dalva Machado Gomes, Iracema de Castro Brandão e Margarida Maia da Silva) e voto de pesar (à Câmara de São José do Calçado (ES), pelo falecimento do ex-vereador José Ailton, o Boca).
Os requerimentos tiveram como autores: Moacir da Figueiredo, Raphael do Ralph (MDB), Sérgio Crizóstomo (PRTB), Waldeir Chrisóstomo (MDB) e Léo Xambão (PTB). Logo depois, o presidente em exercício colocou em votação as matérias que dependem de aprovação do Plenário (aprovadas por unanimidade).
Iniciada a Ordem do Dia, o Plenário passou a apreciar as seguintes matérias, todas em segunda votação: Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2018 (ver matéria à parte); e os projetos de Decreto Legislativo nºs 02 e 03/2018, de autoria do vereador Washtinho (MDB). Todos foram aprovados por unanimidade, inclusive com redação final.
Encerradas as votações a palavra foi franqueada. O vereador Washtinho foi o primeiro a falar. Ele disse que, apesar de algumas acusações, trabalha dia e noite por Carabuçu, mas o distrito precisa de funcionários da prefeitura para “dar conta dos serviços”. Depois foi a vez de Paulinho do Adílio, que lembrou a atuação de todos os vereadores para as emendas feitas no Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01:
- Graças ao empenho de todos os vereadores o benefício será também para os maiores de 60 anos e portadores de alguma doenças, afirmou.
Ele também afirmou que é preciso que o Executivo apresente um plano de trabalho sobre o convênio com a faculdade FAMESC (PL nº 15/2018), para que o Legislativo aprecie a matéria com conhecimento.
Logo depois Raphael do Ralph subiu à Tribuna para lembrar que dez requerimentos de sua autoria em 2017 até o momento não chegaram ao Gabinete do prefeito fato que precisa ser apurado. Ele também apoiou a opinião do colega Paulinho sobre o projeto que permite o convênio com a faculdade, pois “não podemos aprovar qualquer lei que contrarie as legislações Federal e estadual”.
Por último, o vereador Waldeir Chrisóstomo fez uso da palavra para dizer que o PSF do Bom Jardim se encontra em mau estado de conservação e que precisa de reparos de forma urgente. Ele também parabenizou o médico Thiago Mota, pelos bons serviços prestados na comunidade do Santa Rosa.
Não havendo mais inscritos para o uso da palavra, Zé Luiz deu por encerrada a sessão, marcando a próxima para quinta-feira (28/06). Estiveram presentes ao Plenário: Zé Luiz (AVANTE), Cherminho (DEM), Clóvis da Farmácia (PR), Fabrício Cadei (DEM), Moacir da Figueiredo (PRB), Paulinho do Adílio (PDT), Raphael do Ralph (MDB), Sérgio Crizóstomo (PRTB), Toninho do Bar (PODEMOS), Waldeir Chrisóstomo (MDB) e Washtinho (MDB).
Ascom/CMBJI

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário