Páginas

sábado, 23 de junho de 2018

O RISCO DE ABRIR CONTA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO; O QUE VOCÊ PRECISA SABER

No Brasil, existem milhões de associados em cooperativas de crédito, segundo o Banco Central (BC). O modelo de atuação das instituições é diferente em relação ao dos bancos. Veja os cuidados que devem ser levados em consideração antes de se tornar um cooperado:
-RISCO: se a cooperativa quebrar por algum motivo, você responde junto solidariamente, arcando com o ônus por ser sócio. 
-INVESTIGUE: no site do Banco Central, é possível comparar as informações trimestrais de todas as cooperativas, com o histórico de todas regulamentadas. Basta buscar pelo mês, em seguida selecionar no segundo campo “resumo” e depois escolher “cooperativas de crédito”. Com a ferramenta, dá para ver a lista completa das cooperativas.
– IMPORTANTE: é importante buscar informações sobre a cooperativa e o histórico de quem está na direção. O Banco Central homologa os dirigentes eleitos. 
–TAXAS??: embora as taxas e tarifas sejam geralmente menores em relação aos valores encontrados nos bancos, um cuidado importante é comparar os valores cobrados, lembrando de ver o Custo Efetivo Total (CET), que inclui taxa de juros e encargos financeiros.

Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário