Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

VEREADOR ACUSADO DE COAÇÃO A MÉDICA BONJESUENSE É SUSPENSO E FICA SEM SALÁRIO EM GUARAPARI

Oldair Rossi (União) foi penalizado com 76 dias sem remuneração, assim como sua equipe de gabinete, depois de se envolver em uma confusão na UPA do município
Após ser acusado de coação a uma médica na UPA de Guarapari, o vereador Oldair Rossi (União) foi suspenso pela Câmara Municipal por 76 dias e, ao longo desse período, vai ficar sem receber salário de R$ 15 mil. A penalidade foi proposta pela Corregedoria do Legislativo da cidade e acatada por 14 dos parlamentares presentes à sessão na tarde desta quinta-feira (16). A punição afeta também a equipe de gabinete.
A suspensão temporária é resultado do processo administrativo ético-disciplinar instaurado em setembro contra o vereador, cujo comportamento foi considerado incompatível com a dignidade do cargo e o decoro parlamentar, segundo o Código de Ética da Câmara Municipal, instituído há menos de um mês. A conduta de Oldair em relação à médica Maria Júlia Ferraz foi apontada como discriminatória em razão de gênero, prática classificada como infração nas novas normas da Casa.
Durante o período de suspensão do mandato, conforme estabelecido pela Câmara, Oldair Rossi ficará impedido de exercer todas as prerrogativas e funções inerentes ao mandato parlamentar, ressalvado o direito de acompanhamento dos atos de caráter público.
Pelo que está previsto no Código de Ética, a suspensão temporária do mandato implicará, igualmente, na interrupção das atividades do gabinete de Oldair Rossi. Assim, os assessores vinculados ao vereador também ficarão afastados de suas funções e, consequentemente, não vão receber o salário durante o período em que perdurar a penalidade.
O pedido de abertura do processo foi feito pela presidente da Casa, vereadora Sabrina Astori (PSB), logo após a criação da corregedoria-geral e da adoção do Código de Ética, que, até setembro, não existiam na estrutura da Câmara Municipal.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário