Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

GOVERNADOR PEZÃO INAUGURA DESTACAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM NATIVIDADE NESTA QUINTA-FEIRA


O governador Luiz Fernando Pezão estará nesta quinta-feira (16) na Região Noroeste Fluminense para visitar cooperativa de café em Varre-Sai, às 10h30, e inaugurar o destacamento do Corpo de Bombeiros de Natividade, às 12h.
Subordinada ao quartel de Itaperuna (21º GBM), a unidade funcionará em um prédio de dois pavimentos, no bairro da Liberdade, e será comandada pelo capitão Samir Alves de Almeida. A unidade contará com uma viatura do tipo Auto Busca e Salvamento (ABS), que combate incêndios e realiza operações de salvamento. Trinta e quatro militares irão compor o efetivo da unidade.
O quartel foi instalado em espaço cedido pela Prefeitura de Natividade e reformado pelo Corpo de Bombeiros. O prédio conta com alojamento, refeitório, seção administrativa e gabinete do comandante. A corporação investiu cerca de R$ 750 mil em obras, recursos empenhados e disponíveis na unidade. O investimento empregado é oriundo da arrecadação do pagamento da taxa de incêndio.
De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, além de ser um grande ganho em segurança para a cidade, a criação do quartel cumpre uma das metas do planejamento do Governo do Estado.
– Nossa intenção é implantar pelo menos uma unidade operacional em cada município. Desta forma, podemos oferecer um serviço com maior eficiência à população e cumprir o protocolo de tempo-resposta em situações adversas – explicou Alcântara.
Em Varre-Sai, o governador irá visitar a Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense), onde começa a funcionar, amanhã, o módulo de rebeneficiamento de café, adquirido com recursos de R$ 1,7 milhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O Noroeste Fluminense concentra 70% da produção estadual de café de 300 mil sacas/ano. De acordo com dados da Emater-Rio, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, vinculada à Secretaria de Agricultura, o polo cafeeiro da região responde pela produção anual de 200 mil sacas de café beneficiado. A atividade envolve mais de dois mil trabalhadores, em área superior a 10 mil hectares. Varre-Sai é o maior produtor estadual de café, com 90 mil sacas/ano, área cultivada de 4.760 hectares e 940 trabalhadores envolvidos.
Para garantir o escoamento das safras, o programa Estradas da Produção, da Secretaria de Agricultura, realiza serviços de recuperação e manutenção de estradas vicinais na áreas rurais. Porciúncula, Natividade, Varre Sai e Bom Jesus do Itabapoana, municípios que integram o pólo cafeeiro da Região Noroeste, já foram beneficiados com serviços em 1.750 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando 11,3 mil produtores e seus familiares. 

Folha da Manhã/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário