Começou no último sábado (15/08) e vai até o fim de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. A vacina antipólio é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.
A campanha tem o objetivo de vacinar indiscriminadamente as crianças nessa faixa etária, mantendo elevadas coberturas vacinais de forma homogênea no município, e assim, evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país. Em 2015 se comemora 26 anos sem casos da doença no Brasil.
As mães devem procuram os postos de saúde do município com o cartão de vacina, para que seja feita a atualização. Caso o documento tenha sido extraviado, não há problemas, segunda a chefe de Atenção Básica de Saúde, enfermeira Cláudia:
- A perda do cartão não impede que a mãe compareça para vacinar seus filhos. A campanha também tem o objetivo de atualizar todas as informações das crianças até cinco anos de idade, afirmou.
Ainda segundo a enfermeira, o compromisso assumido em Bom Jesus do Itabapoana é alcançar a cobertura de 95%. Cláudia afirma que os parceiros mais importantes são os pais e responsáveis “que possuem o compromisso de trazer seus filhos para que os vacinadores executem sua função:
- Partimos do princípio de que vacinar é proteger e que prevenção é a melhor solução, finalizou.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário