Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

DE 1 a 13% DOS FETOS ATINGIDOS PELO ZIKA TERÃO MICROCEFALIA

microcefalia_3
Foto: Divulgação

Um feto cuja mãe contraiu o vírus zika no primeiro trimestre da gravidez tem entre 1 e 13% de chance de ter microcefalia, diz pesquisa publicada nesta quarta-feira (25) na revista norte-americana New England Journal of Medicine. As informações são da AFP.
Os pesquisadores dos centros americanos de controle e prevenção de doenças (CDC) fizeram a estimativa por meio de um modelo matemática baseado nos contágios de zika e de casos de microcefalia na Polinésia Francesa, que teve um surto da doença em 2013.
O Brasil passa por uma epidemia da doença desde o ano passado. O desenvolvimento da malformação congênita reduz drasticamente quando o contágio por zika ocorre depois dos três primeiros meses de gravidez. No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender os efeitos do vírus zika em todas as fases da gravidez, apontam os pesquisadores.
Esta é a primeira estimativa do risco de microcefalia em fetos de mulheres infectadas no atual surto que se espalhou para mais de 40 países, a maioria dos quais na América do Sul, mas que também já chegou à África, especialmente Cabo Verde.

Campos 24 Horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário