Internautas precisam evitar golpes, como acessar sites diretamente e não através de ofertas recebidas por e-mail, de acordo com a polícia
A experiência de um jovem publicitário na Grande Vitória serve de alerta para internautas acostumados a fazer compras na internet. Rodrigo Rasseli, de 24 anos, descobriu páginas falsas das Lojas Americanas e Ricardo Eletro, que oferecem produtos eletrônicos, como celulares e televisões, com preços bem abaixo dos praticados no mercado. Rodrigo desconfiou e não fez compras nos dois sites, com receio de ter os dados roubados ou de fazer pagamentos por mercadorias que não seriam entregues.
O rapaz recebeu e-mails de supostas promoções das duas empresas citadas. Um dos anúncios oferece um smartphone com preço abaixo da média de mercado – cerca de R$ 300 a menos. Rodrigo suspeitou de uma das páginas quando o antivírus apontou que o site não era seguro. As duas informavam que o pagamento dos produtos deveria ser feito exclusivamente por boletos.
Rodrigo trabalha com internet diariamente e, mesmo assim, clicou nos links enviados por e-mail. Ele afirma que as páginas eram muito bem elaboradas. “Uma pessoa que não tem muita base de quanto custaria uma televisão e um celular como esses, e que não tenham muito contato com computador, talvez caísse no golpe porque o esquema foi realmente muito bem feito. As páginas eram iguais. Depois, eu abri as páginas originais e até os anúncios e cabeçalho foram copiados”, alertou.
O comentarista de tecnologia da Rádio CBN Vitória, Gilberto Sudré, indica que os usuários precisam desconfiar de e-mail de empresas com as quais não tenham relação e das quais nunca tenham feito compras. Ele também aponta que é importante ter programas de antivírus e utilizar e-mails que tenham a ferramenta anti-spam. Sudré acrescenta que é preciso ter cuidado com ambientes digitais desconhecidos. “Cuidado com páginas estranhas, com sites que você não conhece para ter mais proteção”, recomendou o especialista.
Orientações
Por meio de nota, a Polícia Civil deu dicas para evitar golpes, como acessar sites diretamente e não através de ofertas recebidas por e-mail, realizar o pagamento por meio de cartão de crédito parceladamente, para que seja possível estorno caso se verifique fraude e, também, desconfiar de preços abaixo dos praticados pelo mercado. Caso o consumidor se sinta lesado, deve registrar a denúncia na Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), ou em qualquer outra delegacia.
As Lojas Americanas e a Ricardo Eletro se manifestaram por meio de notas enviadas à reportagem. A primeira esclarece que site dela é seguro e que seus e-mails nunca trazem arquivos executáveis, anexos ou links para downloads. O cliente deve confiar apenas nos endereços www.americanas.com e www.americanas.com.br.
Já a Ricardo Eletro informa que busca se antecipar a ataques investindo em tecnologia e contratando ferramentas que consigam derrubar sites enganosos. Além disso, disponibiliza uma página com dicas de como se prevenir de e-mails e sites falsos.
Leia as notas na íntegra
Lojas Americanas
A Americanas.com esclarece que seu site é seguro e que seus e-mails nunca trazem arquivos executáveis, anexos ou links para download. Todos têm links diretos para o nosso site ou sites parceiros. O cliente deve confiar apenas nos endereços:www.americanas.com ou www.americanas.com.br. Os e-mails de ofertas e informações enviados pela Americanas.com são dos seguintes remetentes: email@americanas.com, news@mkt.americanas.com,sac.atendimento@americanas.com,ofertas@emkt.news.americanas.com.br. Todas essas informações são encontradas na home do site.
Ricardo Eletro
A Ricardo Eletro busca se antecipar aos ataques investindo em tecnologia e contratando ferramentas que consigam derrubar sites enganosos. Como este tipo de ação tem se tornado cada vez mais frequente nos grandes sites brasileiros, a Ricardo Eletro disponibiliza uma página com dicas de como se prevenir de e-mails e sites falsos. Elas vão desde informar os endereços de e-mails utilizados pela empresa no envio de suas promoções, até como é possível se certificar da segurança do link para finalizar a compra e também como identificar o código correto no caso de compras com boleto bancário.
Fonte: Rádio CBN Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário