Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS COMEMORA 5 ANOS DE ATIVIDADES

Espaço Cultural Luciano Bastos. Foto: Mapa de Cultura/ Diadorim Ideias
Luciano Bastos
O Espaço Cultural Luciano Bastos completa, em agosto, 5 anos de muitas atividades culturais, visitas, afeto e recordações! Agradecemos a todos os visitantes que já passaram por aqui e que, com certeza, fazem parte dessa história!

Inaugurado em 12.08.2011, o ECLB é uma iniciativa particular dos filhos de Luciano Augusto Bastos no sentido de preservação e divulgação de um patrimônio cultural que há décadas pertence à família. Tornou-se um espaço de atividades culturais, onde se conjuga memória, patrimônio e cultura. 
Localizado no centro da cidade, no "Alto de Santa Rita", funciona no prédio do antigo Colégio Rio Branco, importante patrimônio material arquitetônico que remete ao século passado e, desde a data de sua inauguração vem abrigando ao longo desses anos diversas atividades culturais, todas gratuitas ao público. 
As salas de exposição permanente contam um pouco da vida escolar do Colégio Rio Branco, expressos através de seus objetos de secretaria, de salas de aula, documentos, fotografias, material pedagógico, uniformes, dentre outros. Também é possível observar o desenvolvimento tecnológico pelo qual alguns objetos foram se modificando ao longo do século XX, como é o caso dos telefones, das máquinas de escrever, e mesmo das carteiras escolares. 
O museu também abriga duas salas contíguas que narram importante parte da história da imprensa em Bom Jesus do Itabapoana, através da exposição permanente do maquinário que pertenceu ao jornal O Norte Fluminense, bem como objetos correlatos, como “tipos”, “clichês”, armários, além de cópias dos diversos periódicos que circularam no município ao longo do século XX. 
A gestão do ECLB está a cargo da Associação de Amigos do Espaço Cultural Luciano Bastos, entidade privada sem fins lucrativos, de caráter cultural, criada em 2011, ainda em vida do dr. Luciano Bastos. 
Destacado intelectual no município de Bom Jesus do Itabapoana, Luciano Augusto Bastos (1928-2011) atuou como Diretor do Colégio Rio Branco por mais de 50 anos. Dentre suas diversas atividades ao longo da vida, foi advogado, político, redator e diretor do Jornal O Norte Fluminense. Membro da Academia Bonjesuense de Letras e do Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo (ILA), publicou três livros referentes à história de Bom Jesus do Itabapoana. Tornou-se um guardião natural de importante acervo referente à história e cultura de Bom Jesus do Itabapoana, o qual passou a fazer parte do Espaço Cultural Luciano Bastos após seu falecimento.

ECLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário