Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2016

POLÍCIA FLORESTAL APREENDE 170 KG DE CARNE BOVINA NA BAIXADA CAMPISTA

Polícia Florestal apreende 170 kg de carne na Baixada
Foto: Carlos Emir
Cerca de 170 quilos de carne bovina, de origem clandestina, foram apreendidos na tarde desta segunda-feira, em Campos. A carcaça bovina estava sendo transportada, de forma irregular, dentro de uma carroceria, na RJ-216 (Campos-Farol de São Thomé). Na altura do distrito de Goitacazes, a Polícia Florestal interceptou o veículo e acionou a Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. O caso foi registrado na 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) e o homem que transportava a carne foi autuado no crime de relação de consumo.
Segundo Milton Osvaldo dos Santos Junior, agente da Defesa Agropecuária, a carcaça bovina seria destinada aos açougues do distrito. “Pelo tipo de corte, coloração e os miúdos que estavam inteiros, o boi foi abatido horas antes da apreensão”, disse Milton, informando que o abate ocorreu em uma propriedade rural localizada à margem da rodovia, próximo ao local onde a Polícia Florestal realizou a apreensão.
Milton explicou ainda que a carne foi encaminhada para um local adequado para incineração. “A carne é incinerada pelo risco iminente do consumo humano e pela falta de higiene do abate e do transporte da carcaça”. O responsável pela carga foi liberado após Registro de Ocorrência (RO) e foi arbitrada uma multa de, aproximadamente, R$ 7 mil. Milton informou que o dono da carne não é reincidente. “O importante é alertar sempre o consumidor de somente comprar carne de origem legal, com selos de inspeção, sejam eles municipal, estadual ou federal. Nunca se sabe a origem do animal abatido de forma clandestina e as pessoas que consumirem a carne podem contrair várias doenças, como tuberculose, brucelose e cisticercose, além das infecções e intoxicações alimentares”.

Telmo Filho/O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário