Na tarde deste sábado (22/10) por volta das 14 horas, Vanderléia Martins da Silva, moradora da Rua Projetada Castelo Branco, no Bairro Aeroporto, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, acionou o serviço de emergência 190 da Polícia Militar, do 29º BPM, bastante nervosa, relatando um quadro em que sua filha, de apenas 3 meses, havia se engasgado enquanto estava sendo amamentada e não apresentava os sinais vitais.
A Policial Militar 3º Sargento Vieira, experiente mãe de 3 filhos, de imediato, a instruiu pelo telefone a fazer uma manobra conhecida como “Heimlich” e instantes depois o bebê apresentou melhoras recobrando os sentidos, com um choro fraco.
Ao mesmo tempo foram deslocados os Policiais Militares 1º SGT PM Victor e SD PM Thurler em emergência para auxilio a Vanderleia e ao chegarem ao local viram o desespero da mãe com uma possível parada respiratória da criança, o que levou o 1º SGT Victor a fazer o procedimento de primeiros socorros de massagem cardíaca no bebê e a conduzir imediatamente mãe e bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Cidade Nova.
A criança foi medicada e passa bem, porém permanecerá em observação por 24h, aos cuidados da Drª. Alessandra Campanari e demais profissionais da UPA. Os Policiais voltaram ao patrulhamento após o socorro.
O que é a Manobra de Heimlich?
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno.
Quando é usada?
Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.
Por Redação - Rádio Gospel FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário