Páginas

sábado, 11 de novembro de 2017

URNA DA DISCÓRDIA, EURICO MIRANDA TINHA MAIS CHANCES DE GANHAR NA MEGA-SENA GARANTE MATEMÁTICO

Segundo matéria do jornal Extra desta sexta-feira, 10 de novembro,Eurico Miranda tinha mais chances de vencer na Mega-Sena do que de receber 90,3% dos votos na urna 7, a “urna da discórdia”, da eleição do Vasco. Esta é a conclusão de um estudo feito pelo matemático Paulo Pereira Ferreira, mestre em estatística pela UFRJ. Eurico obteve 428 dos 475 votos depositados na urna em questão, que passará por perícia judicial. Sem esses votos sub judice, o atual presidente seria derrotado pelo candidato da oposição, Julio Brant.

Pereira é atuário – matemático especialista em avaliação de riscos – e consultor de empresas, além de vascaíno. Surpreso com o resultado avassalador de Eurico na urna da discórdia, o matemático tentou calcular o quão improvável seria obter tamanha superioridade. A média de votos de Eurico no pleito foi de 46%.
A fatia de 90,3% obtida por Eurico fica tão acima do padrão das outras urnas que, estatisticamente, a chance disso ocorrer é considera nula — a não ser, ressalta o estudo, que a inclusão dos membros que votaram nesta urna não tivesse obedecido a um processo de escolha aleatória, “e sim foram escolhidos aqueles que votariam no candidato Eurico Miranda”.
As chances de Eurico obter tal votação em um cenário de escolha aleatória dos eleitores desta urna seria amplamente menor do que 1 em 50 milhões, que é a chance de uma pessoa qualquer vencer a Mega-Sena. O número obtido por Pereira tem 88 zeros, e o matemático não conseguiu sequer achar um nome para ele, dada a enormidade.
O documento produzido por Pereira será anexado à ação judicial movida por Fernando Horta, que tenta anular os 475 votos da urna 7.

Imparcial Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário