Páginas

sábado, 9 de junho de 2018

PROCURADORIA DA CÂMARA DE BOM JESUS É FAVORÁVEL À CRIAÇÃO DE CONSELHO DE SANEAMENTO BÁSICO




31ª SESSÃO DO 1º PERÍODO ORDINÁRIO DA 18ª LEGISLATURA
A Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana deu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 011/2018 que cria o Conselho Municipal de Saneamento Básico. O relatório foi lido na Sessão Ordinária dessa quinta-feira (07/06) e o Poder Executivo (autor) pediu urgência na votação da matéria, já que alguns recursos federais só podem ser destinados aos municípios que têm o conselho.
A reunião foi aberta pelo vice-presidente da Casa, Moacir da Figueiredo (PRB). Ele convocou o 2° Secretário Maycon Chaves (DEM) para a leitura da Ata anterior (aprovada por unanimidade). Em seguida, o 1o. Secretário, Zé Luiz (AVANTE), iniciou o Expediente. O vereador leu vários ofícios do Executivo, inclusive do secretário de Obras em resposta a 11 requerimentos do Legislativo.
Na sequência, Zé Luiz tornou públicos 11 requerimentos da Casa, com destaque para moções de congratulação e aplauso (Fernanda Feitosa Carraro, primeira mulher bom-jesuense a completar uma maratona; Iedo Alves Meirelles, 20 anos da Rádio Feira; equipe que administra a Capela Santa Terezinha, pelos 13 anos de fundação) e de pesar (à família do ex-vereador Luiz Teixeira Borges, o Luiz Pão, pelo falecimento).
Os requerimentos foram de autoria dos vereadores Raphael do Ralph (MDB), Moacir da Figueiredo, Fabrício Cadei (DEM) e Maycon Chaves. A Procuradoria e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação deram quatro pareceres favoráveis a projetos de concessão de honra ao mérito e cidadania honorária.
Encerrado o Expediente, o Presidente Léo Xambão, que tomara seu lugar à Mesa, passou às matérias que dependem de aprovação do plenário (todas aprovadas). Em seguida foi franqueada a palavra, e o primeiro vereador a falar foi Fabrício Cadei. Ele agradeceu ao delegado de Polícia Civil, Márcio Caldas Melo, pelo bom trabalho na Praça da Bíblia, e elogiou a secretária de Saúde, Luciara Amil, por ouvir as associações de moradores.
Depois foi a vez de Waldeir Chrisóstomo (MDB) se pronunciar. Ele lembrou antigos requerimentos ao Executivo, que ainda não foram atendidos, e comentou mudanças que devem ser feitas no trânsito, inclusive na rua da feira. Raphael do Ralph foi o próximo a discursar. Ele destacou a necessidade de se organizar o trabalho dos catadores de recicláveis e da realização de um concurso público para várias áreas da prefeitura.
O último a usar a Tribuna foi o vereador Zé Luiz, que parabenizou a secretária de Saúde por assinar um convênio com o Ministério da Saúde (doação de ambulâncias mini UTI, vans e carro fumacê) e falou da ampliação do Parque Ecológico de Rosal.
Encerrados os discursos, o Presidente Léo agradeceu a presença de vereadores de Campos dos Goytacazes e de Cambuci, além do ex-vereador Ralph Pimenta, e deu por encerrada a sessão. Ele anunciou a próxima para o dia 11 de junho (segunda-feira), quando serão realizadas as primeiras votações do Projeto Indicativo nº 014/2018 e o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2018.
Estiveram presentes ao Plenário: Léo Xambão (PTB), Zé Luiz (AVANTE), Maycon Chaves (DEM), Cherminho (DEM), Clóvis da Farmácia (PR), Fabrício Cadei (DEM), Moacir da Figueiredo (PRB), Paulinho do Adílio (PDT), Raphael do Ralph (MDB), Sérgio Crizóstomo (PRTB), Toninho do Bar (PODEMOS), Waldeir Chrisóstomo (MDB) e Washtinho (MDB).
Ascom/CMBJI

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário