Descendentes
da família Altoé e Falchetto durante desfile cultural em Venda Nova/Foto:
Edézio Peterle
Hoje, 21 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A data foi criada em 2008, por meio de um decreto do então senador Gerson Camata, falecido recentemente.O dia escolhido não foi por acaso, pois se refere a data em que chegaram os primeiros italianos, oriundos do norte da Itália, ao litoral capixaba, em 1874. O episódio é o marco inicial da imigração italiana para o Brasil e coloca o Espírito Santo como pioneiro da colonização italiana no País.
Os dados são confirmados pelo historiador e sociólogo italiano, Renzo Grosseli, em seu livro Colônias Imperiais na Terra do Café. As primeiras 388 famílias italianas que chegaram ao Espírito Santo, se estabeleceram na localidade de Santa Cruz, hoje município de Aracruz, e deram início à colonização que seguiu até as primeiras décadas do século XX. Os remanescentes do grupo fundaram a primeira cidade ítalo-brasileira: Santa Teresa.
Cilmar Franceschetto, diretor geral do Arquivo Público do ES (Apees) e presidente da associação Casa d’Itália no Espírito Santo, conta que no Estado a data é fundamental e tem uma importância muito maior. “Ela se refere ao início do desembarque dos italianos que vieram para o Brasil, na primeira grande leva da imigração. O início desse epopeia italiana pela América e pelo Mundo se deu aqui no nosso Estado, com a Expedição Tabacchi. Por conta dessa data, o senador Camata fez a lei que foi aprovado e promulgada pelo Presidente da República reconhecendo o dia 21 de fevereiro como Dia Nacional do Imigrante Italiano”, explicou.
Segundo o Apees, foram aproximadamente 37 mil italianos que desembarcaram em terras capixabas e ajudaram na formação étnico-cultural e no desenvolvimento do Estado. Só no porto de Benevente, hoje município de Anchieta, foi registrada a chegada de quase 8 mil italianos. Atualmente, calcula-se que 60% da população do Espírito Santo tenha pelo menos um antepassado italiano.
Aqui Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário