Foto: Notícia Urbana
Neste sábado (28),Campos comemora seus 185 anos de elevação da Vila de São Salvador à categoria de cidade, e o Museu Histórico celebra esta data com muita troca de conhecimentos através do “Quiz Histórico”, uma adaptação do jogo de tabuleiro “Na Trilha da História”. A proposta é que a população, mesmo virtualmente, teste seus conhecimentos acerca da história e cultura do município. A atividade será feita através do Instagram e Facebook do Museu e os participantes poderão responder as perguntas das 9h às 17h, a partir deste horário poderão conferir seus resultados. Além disso, a equipe do Museu realizará diversas lives durante o dia com dicas e informações sobre o quiz.
Segundo a historiadora e diretora do Museu Histórico, Graziela Escocard, o jogo “Na Trilha da História” traz temas ligados à história e à cultura da cidade e foi idealizado pela equipe do Museu. Com o novo Coronavírus (Covid-19) a equipe decidiu adaptá-lo para as redes sociais, como uma maneira de reinventar a interação entre o público e a instituição, assim a data será comemorada com muito conhecimento acerca da história regional.
"Essa é uma forma de interação com a população e também, uma oportunidade de sabermos se os campistas conhecem realmente a história da cidade em que vivem. Campos comemora seus 185 anos como cidade, mas são mais de 367 anos de instalação da Vila de São Salvador, então, esta brincadeira interativa possui grande importância, pois pretende também desmistificar a fama do dia “28 de março”, data comemorada pelos campistas como aniversário da cidade. Porém, desmistificar não quer dizer renegar nosso patriotismo, ao contrário, é a maneira mais educativa de esclarecer aos campistas como se deu o processo histórico do município, além de revelar curiosidades da nossa evolução urbana pela qual a região passou entre os séculos XVII, XVIII, XIX e XX", frisou Graziela.
Além do jogo interativo, ao meio-dia, a equipe do Museu disponibilizou um vídeo especial sobre a data, onde foi abordado e comentado sobre a elevação da Vila de São Salvador à categoria de cidade e seu centenário, entre 1835 a 1935, no qual várias obras importantes foram entregues para a população. E com elas, sendo consagrada a data de aniversário da cidade.
O Museu Histórico de Campos, por medida de precaução, suspendeu temporariamente as visitas mediadas ao público, mantendo-se fechado. Foram adiadas, também, todas as atividades agendadas no auditório e demais espaços, como cursos e seminários, a fim de evitar aglomerações.
Notícia Urbana
Nenhum comentário:
Postar um comentário