Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

LANÇAMENTO DA OBRA DA CALÇADENSE BÁRBARA PÉRES É MARCADO DE MUITA CULTURA E EMOÇÃO

A calçadense e escritora Bárbara Péres, lançou no último sábado, 27, o livro “Mulheres Capixabas e suas Histórias”, onde ela cita diversas personagens femininas do Estado do Espírito Santo, e conta um pouco de suas histórias. A escritora homenageou duas calçadenses que se tornaram personagens de seu livro, que são Therezinha Vieira Abreu de Rezende e Maria Tatagiba.
Durante a cerimônia de lançamento do livro, que aconteceu na sede da Academia Calçadense de Letras (ACL), em São José do Calçado, o presidente da Academia, Edson Lobo, ao lado da confreira Débora Brasil, recordou as qualidades, momentos e histórias das personagens.
No decorrer da cerimônia, várias apresentações abrilhantaram o evento, todas elas culturais, e de muito bom gosto. O evento ainda contou com a participação da banda "Therezinha Juliana", do Ginásio de Calçado, que encerrou a noite com chave de outro.
A escritora Bárbara Péres lembrou nas páginas de seus livros, a pessoa humana, generosa, elegante e humilde que sempre foi a professora Therezinha Vieira, ela, que toda vida esposa de um grande político, o saudoso José Vieira de Rezende, mesmo se ocupando do posto de primeira dama, sempre acolhia todos em seu lar sem quaisquer distinção, e cumprimentava a cada um, com um aperto de mãos e um belo sorriso. A escritora, ainda em sua obra, intitula e imortaliza Therezinha como a eterna primeira dama de São José do Calçado.
A história de Maria Tatagiba, que foi cheia de reviravolta e de um final inesperado, trouxe muita emoção e boas lembranças à todos que participavam da cerimônia. Maria Tatagiba era uma enfermeira, de uma vida financeira boa, culta e generosa. Porém, um problema no parto de seu terceiro filho, lhe ocasionou um distúrbio mental, e Maria se transformou. Passou a andar descalça, vestindo roupas de maltrapilho, e pelas ruas da cidade saia catando flores e pedindo esmola. As flores, eram para enfeitar o altar da igreja, e os túmulos do cemitério, as esmolas, ela as colocavam atrás dos quadros dos santos, dentro da matriz. Cuidava de todos os cachorros de rua, e mesmo em sua nova fase, continuava com seu violão, sentada nos degraus da escada dos correio, cantando versos e até mesmo o hino da França, que além de cantar, tocava no violão. Maria Tatagiba morreu após sofrer anos em cima de uma cama, e sua ausência era notada e lamentada por todos da cidade. Maria Tatagiba, virou capa do livro.
A escritora Bárbara Péres, em suas falas, disse que o livro traz desafios superados.
- Nesse livro, cada história é um universo à parte, repleto de luta, conquistas, sonhos e, inevitavelmente de desafios superados. Mulheres que, com sua coragem e determinação teceram o rico cenário cultural do Espírito Santo e moldaram o futuro de muitas gerações – enfatizou a escritora.
Em seguida, a escritora Bárbara Péres iniciou sua sessão de autógrafos, ao fim serviu um coquetel.
Os interessados em adquirir a obra “Mulheres Capixabas e sua Histórias”, poderá fazer contato pelo telefone: (28) 99883 4226. O dinheiro arrecado com a venda dos livros será doado à Paróquia São José, que comemorou essa semana seu Jubileu de 125 anos.

Broinha Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário