Páginas

sábado, 8 de março de 2014

FAZENDA SACRAMENTO: UMA HISTÓRIA DESDE O SÉCULO XVIII.

                  Túlia (paiol) local onde reuniam-se os comerciantes para a troca e venda de mercadorias com escravos e animais -1836
                       Telhas moldadas nas pernas dos escravos.
                           Casa de força. Gera 80% da energia nos dias atuais.
                              Engenho do século XVIII
                   Escavações do feitas pelos profissionais do Muzeu Nacional.Encontrando restos de cerâmica vindas da Europa.
                    O carro de boi que transportava mercadorias e pessoas até a sede do município.
                               As rodas do carro de boi do século XVIII
                      As máquinas da Fábrica de polpa de frutas - financiadas pela FAPERJ.
A Fazenda Sacramento situada a 10 km da sede do município de Bom Jesus do Itabapoana, guarda histórias do século XVIII. O local era de grande movimentação e ponto de encontro de comerciantes de vários locais. Ali tinham abrigos e negociavam as suas mercadorias acompanhados dos seus escravos e descanso para os animais. Os seus proprietários receberam recentemente a visita de pesquisadores do Museu Nacional que classificou como sítio histórico e ficaram encantados com o que encontraram em Bom Jesus do Itabapoana. Escavações feitas na Fazenda Sacramento revelaram pedaços de cerâmicas oriundas da Europa.
No local encontra-se desde 1836 pilar de café, engenho, casa de força, telhas moldadas nas pernas dos escravos, carro de boi e a base para sustentar a tulia uma mistura de cavim, óleo de baleia e pedra. Por não ter o apoio necessário para a reforma é pensamento construir no local um Museu Histórico Municipal e ali desenvolver e apresentar todas as culturas mostrando aos visitantes um local para desenvolver o turismo, já em funcionamento um pesque e pague bastante frequentado.
A Fazenda Sacramento é sede da Fábrica de Polpa de Frutas Borges que compra as mercadorias diretas dos produtores, além da orientação técnica para um maior aproveitamento evitando perdas e abastecendo, além da produção própria abastecendo a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna com essas polpas de frutas na merenda escolar e brevemente estará em São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que estará em breve liberando o SIF (Selo de Inspeção Federal) dando condições para que essas mercadorias sejam comercializadas em todo o Brasil e o MDA convidou a Empresa para participar em Brasília da Feira Nacional Familiar  com todas as despesas pagas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário