Páginas

sábado, 22 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - PROJETO MANAGÉ E O RIO ITABAPOANA

                          RIO ITABAPOANA NO DISTRITO DE ROSAL- BOM JESUS DO ITABAPOANA-



Managé significa em tupi “reunião do povo”, ou “ajuntamento de pessoas”. Essa foi a tradução dada pelo especialista na língua tupi, Teodoro Sampaio, em seu dicionário no livro “O tupi na geografia nacional” publicado em 1901. Esse era o nome do Rio Itabapoana ( tupi: Barulho das águas sobre as pedras ou Pedra empinada da aldeia do barulho das águas).
O nome Managé (ajuntamento de pessoas) foi escolhido para intitular o projeto da UFF (Universidade Federal Fluminense) chamado de Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana.
Em abril de 1995 começou a ser elaborado e foi lançado oficialmente com toda pompa em 1997 integrando 18 municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais nos 264 km de sua extensão. O Itabapoana Nasce na Serra do Caparaó em Minas Gerais, faz a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e deságua no Oceano Atlântico em Barra de São Francisco, no Município de São Francisco do Itabapoana-RJ.
A duração estimada desse projeto foi de 20 anos, programado para estabelecer uma mudança das condições socioeconômicas, políticas e culturais que garantisse a sustentabilidade da Bacia. Um dos objetivos do Projeto era preservar o rio e deixá-lo saudável e limpo. 17 anos depois do lançamento do Projeto Managé o Rio Itabapoana pede socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário