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sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SÓ DUAS CIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATINGIRAM META DE QUALIDADE NO 9º ANO EM MATEMÁTICA

Das 92 cidades do Rio de Janeiro, só duas, Areal e São Francisco de Itabapoana, atingiram as metas de aprendizagem em Matemática propostas pelo Movimento Todos pela Educação, nas turmas de 9º ano. Esta foi uma das conclusões de um levantamento divulgado nesta quinta-feira, dia 12, que traz informações sobre o ensino em todo o país.
O estudo foi elaborado com base nos dados da Prova Brasil de 2013 e tem como objetivo verificar o cumprimento da meta 3 proposta pelo Movimento: todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano. O desempenho em Matemática, no 9º ano, foi também o pior no país como um todo: apenas um em cada dez municípios conseguiram resultado satisfatório. 
No Estado do Rio, também preocupa o aprendizado em Língua Portuguesa. No 9º ano, das 92 cidades, só cinco superaram as metas de aprendizagem: Itatiaia, Mendes, São Francisco de Itabapoana, São José do Vale do Rio Preto e Vassouras. Em todo o país, só 29,6% das cidades atingiram a qualidade esperada de ensino nessa disciplina. 
No caso das turmas de 5º ano, os indicadores são mais favoráveis. Em todo o país, 61,7% dos municípios alcançaram as metas em Matemática e 48% em Língua Portuguesa. Segundo a coordenadora geral do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, os indicadores chamam a atenção para a necessidade de ações capazes de melhorar a aprendizagem no segundo segmento do ensino fundamental. Os dados, afirma a especialista, confirmam que os governos não estão conseguindo encontrar soluções para melhorar o ensino nesse segmento. “Precisamos olhar para a etapa final do ensino fundamental com mais especificidade, para que os alunos tenham a aprendizagem adequada e sigam para o ensino médio com condições de concluí-lo com êxito”, afirma Alejandra.
Como se não bastasse número reduzido de cidades que atingiram as metas do Todos pela Educação, o levantamento mostrou também que o quadro vem piorando com o passar dos anos. Em 2011, no 9º ano, 28,3% (quase três vezes o percentual de 2013) atingiram o desempenho esperado em Matemática. Para a mesma série, em Língua Portuguesa, o percentual de cidades que chegaram na meta caiu de 55% para 29,6%. No 5º ano, a redução foi menos significativa: 69,1% para 61,7% em Matemática e 49,1% para 48% em Português.
Para o 9º ano, o Todos pela Educação considera que o aluno tem aprendizado adequado para a série em que está matriculado quando consegue 300 pontos em Matemática e 275 em Português. No caso do 5º ano, o parâmetro é de 225 em Matemática e 200 em Português. Mesmo entre as cidades que atingiram a meta, o quadro pode ser considerado preocupante. Em Areal, por exemplo, só 9,9% dos alunos alcançaram o aprendizado adequado. A meta para o município era de 3,1%, para 2013. 
O Movimento Todos pela Educação propôs cinco metas para melhoria da qualidade do ensino. A partir delas, foram estabelecidos pactos em que governos estaduais e prefeituras de todo o país se comprometiam a atingi-las. O objetivo é que o Brasil tenha educação de qualidade até 2022, quando serão comemorados os 200 anos da Independência. 
Além da meta de todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano, são objetivos estratégicos propostos pelo Movimento: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído; e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Folha Dirigida

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