A Vigilância Ambiental de Bom Jesus do Itabapoana já intensificou o combate ao mosquito da dengue em todo o município. Com a volta do período de chuva, os ovos do Aedes Aegypti eclodem e, em poucos dias, as larvas criam asas e saem em busca de alimento (sangue humano).
Segundo o coordenador do órgão, Antonio Carlos Faber da Silva, uma equipe com 20 agentes identifica os locais de risco em todo o município. O trabalho é dividido em ciclos com cerca de 60 dias cada. Do dia 16 de agosto, quando começou o quarto ciclo, até o último dia 14 os técnicos já visitaram mais de 5 mil imóveis e deram instruções aos moradores:
- É um trabalho constante, mas toda a população deve ter mais atenção nesse período da volta das chuvas. Os pontos que podem acumular água devem ser eliminados e nosso pessoal mostra como fazer isso em cada visita, alertou o veterinário Faber da Silva.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o mês com maior número de casos suspeitos de dengue foi maio (83). Já janeiro e fevereiro juntos tiveram 17. Isso pode ter sido causado pelas mudanças climáticas, já que nos primeiros meses do ano praticamente não choveu. Em junho foram notificados 66 casos. Já no mês seguinte o número caiu para 19.
De 1° de janeiro e 31 de julho foram informados 274 casos em Bom Jesus e quase 27% (74) se confirmaram, depois de exames de laboratório. A fonte é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o número é de residentes na cidade:
- Além do pessoal que percorre casas, terrenos e estabelecimentos comercais, temos quatro agentes trabalhando no carro fumacê. Estamos nas ruas todos os dias, mas contamos com a ajuda da população, finalizou o coordenador.
ASCOM PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário