A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, através do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), realizou nesta terça-feira (29/09) o Setembro Amarelo para marcar o mês de prevenção ao suicídio. Com o lema “Falar é a melhor solução”, o centro reuniu pacientes e famílias para palestras, debates e apresentações.
O CAPS preparou folhetos explicativos e, durante todo o mês, distribuiu nos PSF e casa de famílias de pacientes mentais. O material ajuda a identificar os comportamentos suicidas como: depressão, uso de drogas e mudanças bruscas de temperamento. Frases alarmistas: “cansei desta vida” ou “quero morrer”, podem ser sinal de que a pessoa pensa em se matar.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante. Hoje já são 350 milhões de doentes no mundo. A coordenação do CAPS informou também que a esquizofrenia é uma das maiores causas de suicídio.
Na abertura do evento, o vice-prefeito Jarbas Borges cumprimentou os presentes em nome da Prefeita Branca Motta e cantou “Trem das Onze” junto com os pacientes mentais. O coral do CAPS, logo depois, apresentou as músicas “Preconceito” e “Jesus Cristo”. Em seguida foi servido um café da manhã ao pessoal que frequenta a unidade.
Na parte final do evento, foram apresentados dados sobre a depressão e a psicóloga Cira fez uma palestra. Ela falou sobre a importância de se superar as decepções e que não vale à pena antecipar a morte. Outro dado discutido é que a depressão atinge pessoas de todas as idades.
Ascom.
Blog do Jailton da Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário