Páginas

sábado, 17 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA SE DESTACA MAIS UMA VEZ


A qualidade da Educação em Bom Jesus do Itabapoana se destacou mais uma vez, ficando acima da média nacional e entre os 11 melhores dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os dados são do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), indicador da pesquisa feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio das fundações Roberto Marinho e Lemann e do Instituto Península.
Segundo o levantamento, Bom Jesus teve a nota 4,6, quando a máxima obtida no estado foi 5,0. Isso deu a quinta colocação à cidade na região Noroeste. Esse número supera as médias fluminense (4,1) e nacional (4,5). No ranking nacional Bom Jesus ficou na 2.161° posição entre os mais de 5 mil municípios. Numa comparação, Itaperuna, com orçamento e população bem maiores ficou, obteve o 2.625° lugar.
O CLP levou em consideração dois fatores para montar o IOEB: insumos e resultados. No primeiro, foram avaliadas a proporção de docentes com, pelo menos, o Ensino Superior Completo; a média de hora/aula das escolas públicas e privadas; as proporções de diretores com pelo menos três anos e seis anos de experiência na escola; e a taxa de atendimento na Educação Infantil (0 a 6 anos).
No segundo item, os pesquisadores fizeram a leitura do IDEB dos anos iniciais e finais ajustados e da taxa de matrícula no Ensino Médio. Em vários aspectos, a Educação local superou a média nacional de forma significativa. Só para citar dois exemplos: enquanto o Brasil tem 1,6 na média de hora/aula, Bom Jesus tem 3,8; e no quesito taxa de atendimento na Educação Infantil nosso município tem nota 5,4, enquanto a médica nacional é 4,2:
- Esse resultado é fruto de um trabalho bem planejado e bem executado. Nosso sistema de ensino tem o comprometimento de todos os funcionários e a parceria da comunidade, comemorou a secretária de Educação, Silvia Elena Almeida da Costa Linhares.

Ascom 
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário