Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

LIVRO “NOS CAMINHOS DA CULTURA – COMO O SESI CULTURAL ESTÁ TRANSFORMANDO A REALIDADE DAS CIDADES” COM DEBATES E SHOWS GRATUITOS. DIA 6 DE MAIO EM ROSAL


O SESI Rio lança, na próxima sexta-feira (6/5), a publicação “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” e promoverá uma série de debates, palestras e shows gratuitos em diversas cidades do estado. O primeiro município a receber o projeto será Bom Jesus do Itabapoana (6/5), no distrito de Rosal. O município é conhecido pelo tradicional “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal” que está retratado na publicação. Na livro, as autoras Eliane Costa e Mayra Jucá, mestres em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontam como os projetos da instituição impactam na formação de plateia, na promoção de novos artistas e no fortalecimento de economias criativas das diversas regiões do estado.
O livro analisa quatro projetos do SESI Cultural presentes em cidades do interior do estado e na capital. Além do “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal”, que resgata a musicalidade e movimenta a economia de Bom Jesus do Itabapoana e região; o “Nasce uma Cidade”, projeto que inova a forma de apresentar ao público a história de Barra Mansa por meio de intervenções urbanas; o “Rede Criativa”, espaço de cocriação da classe artística de cada local onde o projeto está presente, e o “X-Tudo”, que ocorre em toda a rede de teatros SESI Rio e traz uma programação diversificada, com artistas de sucessos nacionais e profissionais locais das cidades onde o evento acontece.
O SESI Rio criou seu programa destinado à cultura em 2004, com o objetivo de incentivar o surgimento de empreendedores artísticos e oferecer visibilidade e oportunidade para grupos, companhias, artistas e agentes culturais das diversas regiões do Estado. Hoje, o programa é referência nacional na promoção do acesso à cultura.
O lançamento do livro “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” vai percorrer as cidades onde os programas da instituição acontecem e impactam fortemente na economia local. Além de Bom Jesus, estão previstos lançamentos em Barra Mansa (12/5), Campos (12/5), Centro do Rio (24/5) e em Jacarepaguá (31/5). Em cada região, o evento será exclusivo com artistas, produtores, agentes e profissionais que fomentam a cultura local. Confira a programação completa:

6 de maio, às 19h
Rosal, Bom Jesus do Itabapoana (Norte Fluminense)
Local: Clube da Terceira Idade. Informações: (22) 3811-9219
Abertura: Vídeo do 5º Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal
Mesa: “A atuação do SESI Cultural para o desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com mediação de Olga Acosta, responsável pelo Teatro SESI de Itaperuna.
Participantes: Sávio Saboia, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana e Antenor de Oliveira,coordenador de Cultura e Arte do SESI-RJ
Encerramento: Grupo academia do Choro de Miracema
Entrada Franca / Classificação: 16 anos

O Festival de Rosal:
O “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal” já é referência em toda a região noroeste do estado. A ideia de um festival de música era um desejo coletivo da comunidade de Rosal e, em 2011, esta ideia se em realidade. A primeira edição aconteceu com recursos do município e o apoio de empresas locais, assim como em 2012 e 2013.
A entrada do SESI Cultural como realizador em 2014, consolidou o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal no calendário de eventos e turismo cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, recebendo público também das regiões da Zona da Mata Mineira e Sul do Espírito Santo.

Ascom FIRJAN/Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário