Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2016

PMDB CHEGA AO SEU TERCEIRO PRESIDENTE SEM NUNCA TER VENCIDO ELEIÇÕES

PMDB chega ao seu terceiro presidente sem nunca ter vencido eleições

José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer chegaram ao comando do país de maneira indireta. PMDB é o partido que mais vezes chegou à presidência
A chegada de Michel Temer à presidência nesta quarta-feira, dia 12, marca a terceira vez em que um político filiado ao PMDB assume o comando do país, ainda que o partido nunca tenha vencido uma eleição presidencial. Assim como ele, José Sarney e Itamar Franco começaram como vice-presidentes, mas acabaram chegando ao posto mais alto do Executivo brasileiro.
Em 1985, Tancredo Neves se preparava para ser o primeiro presidente eleito democraticamente após a ditadura militar (1964-1985), ainda que tenha sido escolhido de maneira indireta, através de um Colégio Eleitoral. Porém, há poucos dias de tomar a posse, Tancredo adoeceu e acabou morrendo após uma infecção generalizada. Seu vice, o maranhense José Sarney, acabou assumindo e governou o presidente do Brasil até 1990.
Sarney passou a faixa para Fernando Collor, que foi eleito em 1989 na primeira eleição direta do país. Porém, o novo presidente não resistiu a profunda recessão econômica que se estabeleceu no país e as denúncias de corrupção envolvendo seu tesoureiro, Paulo César farias, renunciando ao cargo, em 1992. Em seu lugar, assumiu Itamar Franco, um dos grandes responsáveis pela implementação do Plano Real, que acabou deixando o PMDB após chegar ao poder. 
Com 50 anos de existência e com três presidências durante o período democrático brasileiro, PMDB é também o partido com o maior número de filiados que chegaram ao comando do país. Atrás dele vem o PT, com Dilma Rousseff e Luis Inácio Lula da Silva; PSDB, com Fernando Henrique Cardoso; e Fernando Collor, pelo PRN, renomeado posteriormente de Partido Trabalhista Cristão (PTC).

A Gazeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário