Chuva de granizo com vento em Aracruz
A Defesa Civil Estadual, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, contabilizou danos e prejuízos em municípios capixabas devido a chuvas, vendavais e quedas de granizo que ocorreram nesta quarta-feira (1º). As cidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim e São José do Calçado foram as mais atingidas, com diversos pontos de alagamento, telhas danificadas e árvores derrubadas. Nenhum município até o momento decretou situação de emergência.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão presentes nesses municípios, avaliando a extensão dos danos e coordenando as ações de resposta ao desastre. As Defesas Civis Municipais também estão presentes dando o suporte à população.
Também houve registros de chuvas e vendavais em Santa Leopoldina e em outros municípios da região sul do Espírito Santo, como Bom Jesus do Norte, Muniz Freire e Muqui.
Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) houve registros de acumulados de chuva de 70 mm em Cachoeiro do Itapemirim, 42 mm em Bom Jesus do Norte, 34 mm em São José do Calçado e 28 mm em Mimoso do Sul. Ainda, segundo o Cemaden, os ventos em Aracruz chegaram a picos de 100 km/h.
Danos e Prejuízos
Em Aracruz, duas pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros Militar com ferimentos leves. Há 25 casas destelhadas, 35 desabrigados e 50 desalojados.
Em Cachoeiro de Itapemirim foram visitadas 85 residências danificadas, constatando que 24 pessoas estão desalojadas e 04 desabrigadas.
Em São José do Calçado, a estimativa é de 800 casas danificadas pelos fortes ventos e queda de granizo.
Nas três cidades foram observados vários casos de postes, árvores e placas caídas. Edificações públicas como hospitais, escolas e igrejas foram danificadas.
A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário